Executivo

Procurador Cesar Faccioli será o novo secretário da Administração Penitenciária

A data da posse de Faccioli será anunciada na próxima semana, tendo em vista sua aposentaria no MP, cujo processo começa a tramitar nesta sexta-feira

O procurador de Justiça Cesar Luis de Araújo Faccioli será o novo titular da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen). O atual subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público do Estado (MP) assume o comando da pasta, que até então era acumulado pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior. A data da posse de Faccioli será anunciada na próxima semana, tendo em vista sua aposentaria no MP, cujo processo começa a tramitar nesta sexta-feira (29).

O governador Eduardo Leite e o vice Ranolfo convidaram o subprocurador em razão de sua vasta experiência no serviço público e em temas relacionados ao novo posto. O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, aprovou de imediato a indicação do colega para a função no Executivo.

“É uma área que necessita da melhor interlocução entre os poderes, e a sua história, trajetória e conhecimento, além de sua capacidade de gestão, também já atestada no Executivo e no MP, nos dão a segurança de que a secretaria estará em excelentes mãos”, disse Leite a Faccioli durante o convite oficial na sede do MP.

O vice-governador, que entrega a secretaria para Faccioli, reforçou que o sucessor tem plenas condições de começar a modificar a difícil situação em que se encontra o sistema penitenciário. “Segue a nossa parceria, cada vez mais intensificada. Conte com todo nosso apoio para a concretização do eixo Sistema Penitenciário do programa RS Seguro”, afirmou Ranolfo.

Faccioli agradeceu Leite e Ranolfo pelo convite e ressaltou o apoio da administração do MP por compreender seu desejo de encarar o novo desafio, colaborando para a transição. “Já tive a primeira reunião com o governador e o vice para ter contato com os eixos do programa RS Seguro, com destaque importante ao sistema penitenciário e sua inserção no diálogo sistêmico para a Segurança Pública. É nesse sentido que me coloquei à disposição, reconhecendo o tamanho do desafio, mas com muita vontade de trabalhar, entusiasmo e otimismo de que realmente podemos, com articulação e gestão, fazer a diferença”, declarou o futuro titular da Seapen.

Dallazen agradeceu o trabalho de Faccioli e disse que o MP perde um excelente membro, mas como cidadão do RS e chefe de uma instituição do Estado, fica feliz pela escolha de um perfil técnico e adequado à pasta. “Como parte do Ministério Público, ficamos honrados pelo convite. É um dos mais valorosos do quadro desta instituição que é chamado para uma nova função”, disse o procurador-geral de Justiça.

A criação da Secretaria da Administração Penitenciária, logo nos primeiros dias de governo, faz parte do olhar diferenciado com que a gestão estadual trata o tema. Contempla o entendimento de que o sistema carcerário necessita de atenção e estruturas exclusivas para dar conta da complexidade e dos desafios na área. Diante do histórico déficit de cerca de 13 mil vagas prisionais, um dos objetivos principais da nova estrutura é readequar e ampliar os espaços.

A pasta, além de ter a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) como órgão vinculado, é responsável pela gestão do Fundo Penitenciário Estadual e do Conselho Penitenciário Estadual. A atribuição principal da secretaria é orientar as diretrizes gerais de trabalho no sistema penitenciário, além do planejamento e implementação de políticas públicas relacionadas aos serviços de carceragem e de atendimento aos detidos, condenados, egressos e suas famílias.

A pasta também é responsável pela elaboração dos projetos ligados à manutenção e construção dos estabelecimentos penitenciários, inclusive com a elaboração de modelo construtivo e readequação dos espaços existentes, para qualificar o atendimento no sistema. Com esse objetivo, a secretaria terá um departamento de engenharia e arquitetura penitenciária. Do ponto de vista orçamentário, contará com parte dos recursos da Secretaria da Segurança Pública (SSP) que eram destinados à área, bem como do Fundo Penitenciário Estadual.

Trajetória de Faccioli

Natural de Porto Alegre, Cesar Faccioli é membro do MP desde 1989, tendo atuado nas Promotorias de Tucunduva, Palmares do Sul e Uruguaiana, alternando atuação na área cível e penal. Na capital, atuou, por uma década, na Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público e combate à improbidade administrativa. Foi ainda promotor-assessor da Subprocuradoria-Geral para Assuntos Institucionais do MP, atuando como coordenador estadual do programa de combate à corrupção vinculado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público (CNPG) e gerente de projetos de rede de cooperação como, entre outros, a Rede de Controle, grupo de combate à pirataria e o Pacto Republicano do RS (na qual coordenou a câmara temática de transparência e controle social).

Entre 2015 e 2016, foi secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos. Nesta condição, foi responsável pelo Sistema Fase e comandou a execução do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), no âmbito do qual se promoveu aporte de estrutura, equipamentos e capacitação para a Segurança Pública e o início da construção de novas unidades da Fase e de seis Centros de Juventude, alguns já implantados e em funcionamento.

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), é mestre em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e atua como professor convidado em diversas instituições de Ensino Superior.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Secretaria mantém alerta para cuidados contra a dengue no outono Anterior

Secretaria mantém alerta para cuidados contra a dengue no outono

Evasão de alunos  na mira da UFPel Próximo

Evasão de alunos na mira da UFPel

Deixe seu comentário