Rural
Produção de ovos será tema na Expofeira
Modelo europeu de criação de galinhas fora da gaiola é incentivado pelo município
Divulgação -
Dia 8 de outubro, a partir das 9h30min, no auditório Sebrae/Senar, a programação da 93ª Expofeira, na Associação Rural de Pelotas, contará com conversa técnica sobre a produção de ovos com galinha fora da gaiola. Ao município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), caberá a palestra a respeito da cadeia produtiva do agronegócio, a cargo do diretor-técnico, engenheiro agrícola Telmo Lena Garcez. A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Maria Antônia Pires, abordará o tema Produção de ovos.
A criação de aves soltas - sistema europeu "cage-free" -, para postura de ovos, é uma tendência incentivada pela SDR. A cadeia produtiva deste ramo do agronegócio está em expansão na zona rural do município e se fortalece por meio de iniciativas públicas em parceria com produtores e empresários. O método assegura o bem-estar das galinhas e consequente qualidade dos ovos.
De acordo com a SDR, Pelotas vem se tornando referência na avicultura colonial. Hoje, o município conta com três agroindústrias de entrepostos de ovos:
- Ovos Renascer, de propriedade de Liane Ücker Böhmer, pioneira no sistema de criação de galinhas soltas, no Cerrito Alegre, 3º distrito
- Ovos Princesa do Sul, de Vinícios Caprara, Capão do Almoço, Cerrito Alegre, 3º distrito
- Happy Eggs, de Vanessa Semper, Colônia Santa Eulália, Rincão da Cruz, 8º distrito
Neste ano, a Secretaria recebeu o projeto do primeiro abatedouro de aves coloniais a ser instalado na zona rural, Cerrito Alegre, com capacidade de abate diário de quatro mil aves.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário