Caixa
Saque do FGTS começa a ser liberado
Expectativa é que o dinheiro seja usado para quitar dívidas e uma parte movimente o varejo na cidade
Paulo Rossi -
Começou na sexta-feira (13) o atendimento dos trabalhadores que têm direito de sacar até R$ 500,00 das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). As agências da Caixa Econômica Federal de Pelotas iniciaram o atendimento mais cedo, às 8h, mas a expectativa era de movimento moderado, visto que o valor pode ser sacado por outros canais de recebimento.
Os saques serão liberados de acordo com um calendário. Então, neste primeiro momento, os beneficiados serão os nascidos entre os meses de janeiro e abril e que possuem conta poupança na Caixa. A partir de outubro o valor poderá ser retirado pelos trabalhadores que não são clientes do banco. O atendimento com horário ampliado será exclusivamente aos usuários que forem receber o valor.
Quem aproveitou o horário diferenciado foi a técnica de enfermagem Valesca Morales. Para ela, a iniciativa é positiva, pois receberá um valor que não estava esperando. Nesse primeiro momento, a intenção é guardar a quantia para auxiliar nas parcelas do apartamento financiado. "Quero fazer uma reserva com esse dinheiro que eu não tinha", ressaltou.
De acordo com a gerência da agência da rua 15 de Novembro, não era esperado um grande fluxo de pessoas durante o dia. Pois só precisava entrar no banco aquele cliente que não tem senha para sacar no caixa eletrônico ou lotérica, ou aquele que tiver algum eventual problema. "Como estamos divulgando outros canais de recebimento, acreditamos que tudo corra tranquilamente", disseram.
Uma dúvida comum entre os trabalhadores que estão procurando o banco é sobre o saque imediato e o saque aniversário. Quanto a isso, a gerência explica que são modalidades diferentes, e que uma não altera o outra. O saque aniversário é uma medida em que o trabalhador poderá sacar 5% do fundo todos os anos no seu mês de nascimento, porém, essa iniciativa só será válida a partir de março de 2020.
Para o presidente do Sindilojas, Renzo Antonioli, a atitude de liberar o saque é de extrema importância para o comércio da cidade. Mesmo que a maioria dos beneficiados utilize a quantia para pagar dívidas, e não para compras, o varejo deverá ter algum lucro. "São valores significativos, então, de qualquer forma o dinheiro irá girar", explicou.
A agência informou ainda que os saques de até R$ 100,00 poderão ser realizados em lotéricas, apenas com apresentação de documento de identificação e número do CPF. Os que possuem Cartão Cidadão e senha, a retirada do valor poderá ser feita nos terminais de autoatendimento, nas lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui. Para os que não têm o Cartão Cidadão, devem procurar uma agência da Caixa.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário