Mobilização
Professores do Estado fazem greve nesta quinta-feira
A paralisação, que irá durar 24 horas, é em protesto aos sucessivos atrasos de salários
Infocenter -
A quinta-feira (4) será de greve para professores da rede pública estadual. Aprovada em assembleia da categoria na última sexta-feira, a paralisação será por 24 horas para educadores e funcionários, em protesto aos sucessivos atrasos de salários e ao desmonte das escolas e do Estado, anunciou o Cpers.
Neste mês, o governador José Ivo Sartori (MDB) completou 46 meses frente ao governo gaúcho. Durante seu mandato, foram 34 parcelamentos de salários dos servidores do Executivo. O 24º Núcleo do Sindicato enviará manifestantes para o protesto, que será concentrado em Porto Alegre e terá caminhada até a Praça da Matriz.
“Queremos fazer um alerta para a sociedade da realidade que vivemos há quatro anos”, criticou o professor Mauro Amaral, presidente do Núcleo de Pelotas. O sindicalista também lembrou que o governador descumpre a Constituição Estadual. A lei ordena o Estado a pagar todos os funcionários “até o último dia útil do mês do trabalho prestado”, conforme estabelece o artigo 35. A prática é considerada um desrespeito aos trabalhadores, avalia o sindicato.
O responsável pela 5ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), Carlos Humberto Marques Vieira, não tem informações sobre escolas que ficarão sem aulas nesta quinta. Por telefone, ele garantiu que técnicos da Coordenadoria realizarão um mapeamento de todas as aulas canceladas, de escola por escola na Região Sul, para que possa haver a recuperação dos períodos perdidos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário