Adestramento

Projeto AdestraCão garante treinamento para animais do Canil Municipal

Iniciativa visa facilitar trabalho das equipes e preparar os cães para a adoção através da resolução de problemas comportamentais e treinamento de comandos básicos

Foto: Jô Folha - DP - Adestrador auxilia na agilidade e qualidade de vida para os animais e equipes do canil

Aos poucos, conforme o adestrador ia mostrando a recompensa para os bichinhos que se comportam, os cães do Canil Municipal iam se sentando e cuidando atentamente os movimentos do profissional. Assim começou mais uma manhã do projeto AdestraCão, iniciativa de adestramento voluntário que vem sendo feita no canil para facilitar o trabalho diário das equipes e a adoção dos cães no futuro.

Os encontros acontecem semanalmente e a expectativa é que o projeto dure cerca de um ano. Conforme explica o adestrador responsável pela iniciativa, Vagner Kabke, o objetivo principal é garantir mais agilidade e qualidade de vida para os animais e equipes do canil. "A primeira coisa é gerar bem estar para todos, criando rotinas. Queremos controlar cães agressivos e agitados para adoção e já ensinar filhotes a fazer xixi e cocô no lugar correto. Então o projeto vai desde cães que estão aqui há muito tempo e tem algum problema até cães que chegam e podem ser doados em seguida", comenta.

As atividades são realizadas não só com os animais, mas também com as pessoas. "A equipe está sendo preparada. Não é um trabalho onde eu pego o cachorro e saio, eu converso com a equipe, a gente vê o problema e trabalha para resolver", comenta Kabke. Enquanto a reportagem esteve no local, um dos exercícios realizados junto aos cuidadores foi de passear com cães na guia. "É uma forma da equipe conseguir manejar melhor eles e prepará-los para adoção. A ideia é dar esse suporte sempre, mas que a equipe esteja preparada, não seja dependente de mim e saiba como lidar sozinha", avalia.

Resultados já aparecem

Para quem lida diariamente com os animais, o treinamento já mostra seus efeitos imediatos. A sessão acompanhada pela reportagem marcava o primeiro mês de acompanhamento e, para a diretora de bem estar animal da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), Camila Pereira, o avanço já é nítido. "[O retorno é visível] demais. Tinha alguns cães que a gente não conseguia colocar guia para passear e agora já aceitam. É muito rápida a resposta deles", garante a profissional, que complementa que diariamente a equipe passeia com os animais, tarefa que é facilitada pelo adestramento.

O trabalho também auxilia a equipe a direcionar melhor os cães de acordo com o perfil de cada animal e, também, de cada família disposta a adotar. "É legal, a gente conversa com as pessoas e, também com as orientações do Vagner, a gente consegue ver que esse ou aquele cachorro é muito agitado, então talvez não seja ideal para apartamento, coisas assim", comenta Camila.

Para adotar

Quem deseja levar um cãozinho para casa, pode acessar online o perfil dos animais disponíveis para adoção no site pelotas.sislam.com.br. Basta fazer um cadastro no site para começar o processo. "As pessoas podem fazer o cadastro sozinhas pelo sistema, mas pode ligar para a secretaria que, se for o caso, a gente faz para a pessoa, ela pode ir até lá, a gente faz por telefone, por e-mail. Não tem empecilho", reforça Camila. A equipe também leva os animais para a casa dos adotantes caso necessário.

No dia em que o DP visitou o canil, 74 animais estavam lá. Alguns cães, como os idosos, doentes, com algum tipo de deficiência ou bravios, enfrentam mais dificuldade de ser adotados, mas a equipe reforça que, em sua maioria, os animais considerados bravios têm mais dificuldade em conviver com outros cães, e não com pessoas. Nestes casos, o adestramento também é um bom aliado para garantir que os cãezinhos consigam achar um novo lar adequado. "Acho que todos têm [chance de ser adotados], é mais uma questão de encaixar os perfis", observa a diretora. O canil fica localizado na BR-392, Km 71, e mais informações sobre o processo de adoção podem ser esclarecidas pelo telefone (53) 3227-5442.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Na Zona Sul, apenas Pelotas atrasou salários Anterior

Na Zona Sul, apenas Pelotas atrasou salários

Pelotas terá decoração de Natal e programação Próximo

Pelotas terá decoração de Natal e programação

Deixe seu comentário