Pedaladas
Projeto BikePel em expansão
UFPel pretende assinar contrato com a Serttel em 2020 para que a comunidade acadêmica possa ter acesso gratuito às bicicletas
Carlos Queiroz -
Por Júlia Müller - [email protected] (Estagiária sob supervisão de Débora Borba)
Nas vésperas de completar 60 dias de funcionamento em Pelotas, já há projeto de expansão do BikePel. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) pretende assinar o contrato com o sistema de compartilhamento de bicicletas no início do próximo ano, de forma que possibilitará o acesso gratuito à comunidade acadêmica. A Serttel, empresa responsável, estuda novos pontos para instalar subestações, locais para a retirada e devolução dos veículos. Ao longo dos dois meses, a empresa registrou apenas três casos de perda total de veículos por depredação.
Desde o início das tratativas do projeto, em 2017, a UFPel era cogitada como uma das principais parceiras para o funcionamento do BikePel. Com o contingenciamento das verbas federais da Educação, o contrato não pôde ser assinado em outubro, quando o sistema foi lançado na cidade. Os repasses federais foram feitos e a Universidade fechou as contas de 2019 sem déficit. Os planos para as estações de bikes voltaram à pauta e, segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Otávio Peres, a expectativa é que o próximo semestre letivo se inicie com os veículos disponíveis dentro dos campi.
O convênio firmado entre UFPel e BikePel vai possibilitar que os estudantes, docentes e demais membros da comunidade acadêmica utilizem o serviço de forma gratuita. Assim, o meio de transporte sustentável se torna uma alternativa em relação à frota de ônibus do transporte de apoio da instituição - veículos gratuitos que traçam rotas entre os prédios. “A ideia é esperar os alunos em 2020/1 com a parceria implementada”, conta Peres.
Por enquanto, ocorre a negociação contratual com a empresa, já considerando que os gastos com o serviço vão entrar no orçamento de custeio do próximo ano. O BikePel, assim, vai dar continuidade ao Ciclo.UFPel, projeto-piloto da Universidade que também tem como foco o uso compartilhado de bikes. Após a assinatura do contrato, entre cinco e seis pontos dentro e próximos aos prédios da UFPel serão adicionados ao mapa do app do serviço. Alguns já estão definidos, como o campus Anglo, o Centro de Engenharias, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e o Campus Barroso. Outros ainda estão sendo estudados. A participação da Universidade culmina no aumento de veículos de duas rodas disponíveis.
Para deixar a bike entre estações
As subestações vão funcionar de forma semelhante aos atuais 14 pontos existentes na cidade. A principal diferença será na atuação da empresa em relação aos pontos. Hoje, diariamente cada ponto recebe cerca de seis veículos ao final do dia, rodízio feito pela empresa. Nas subestações, os veículos serão entregues e retirados pelos usuários, mas a empresa não vai fazer a reposição. “Notamos que muitos deixam as bicicletas entre um ponto e outro, em bicicletários da prefeitura. Vamos tornar esses locais, então, um ponto demarcado no mapa”, explicou o representante da Serttel, Vitor Barboza.
As avenidas Domingos de Almeida e Duque de Caxias são as mais cotadas para a instalação. Outra ideia é instalar outro ponto do gênero na praia do Laranjal, para aproveitar a época de veraneio. A cobrança das multas por deixar os veículos em locais indevidos deve ser retomada no início do próximo ano.
Três bicicletas tiveram perda total
Na última quarta-feira (4), um vídeo passou a circular nas redes sociais com uma bicicleta sem as rodas e o banco, encontrada no bairro Navegantes. O veículo ainda não foi encontrado pela empresa. Ao longo dos dois meses de serviço, o BikePel registrou a perda total de três veículos. “Isso é um número muito abaixo das outras cidades”, afirmou Vitor Barboza. Duas bicicletas novas já foram enviadas para repor as depredadas.
Formas de pagamento
Avulso: pelo aplicativo, o usuário pode comprar créditos - no cartão de crédito - por R$ 5,00, R$ 15,00, R$ 20,00, R$ 25,00, R$ 30,00 e R$ 35,00. A cada 15 minutos, uma nova viagem é cobrada. Não há tempo limite de utilização.
Assinatura mensal: por R$ 20,00 os créditos com validade de 30 dias podem ser utilizados também por tempo indeterminado. A diferença principal é que os primeiros 30 minutos de uso não são cobrados, e os 15 minutos posteriores custam R$ 1,00 - depois desse tempo, o valor comum da viagem, R$ 1,50, passa a ser descontado.
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