Ação

Projeto disponibiliza enxovais para mães em vulnerabilidade

Projeto Antônia entrega cerca de 150 kits anualmente

Foto: Carlos Queiroz - DP - Pais de primeira viagem, Juliana e Josué comemoraram o presente

Demonstrações de carinho e solidariedade feitas à mão. Assim se define o trabalho do Projeto Antônia, que produz e distribui enxovais para as futuras mamães atendidas na maternidade do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel). Em atividade há mais de dez anos, o projeto não atende apenas as gestantes do hospital, mas também mulheres e famílias em vulnerabilidade social de forma geral. Na segunda-feira (5), o grupo realizou a segunda entrega do ano para 22 mães internadas na instituição.

A ideia começou com um conjunto de amigas em 2011, inspiradas na filha de uma das fundadoras, que nasceu com rejeição à lactose. A condição de Antônia (que deu origem ao nome do projeto) foi um despertar do grupo para as famílias que, ao contrário delas, não tinham condições de arcar com esse tipo de custo. "Se não podemos tratar a patologia, podemos, pelo lado solidário, contemplar com nossos enxovais, para que sejam momentos não tão fáceis, mas com dignidade", diz uma das fundadoras, Rosa Lahorgue. Atualmente, o projeto conta com 20 participantes fixas e entrega cerca de 150 enxovais por ano.

A atual presidente do grupo, Magali Vargas, exemplifica a importância do trabalho. "O enxoval leva manta, roupa de lã e de baixo, meia, babador, toalhinha, fraldas, sapatinho de lã. É como se fosse a primeira roupa do bebê completinha." Segundo ela, a produção se intensifica neste período do ano. "É um trabalho constante, mas nosso projeto funciona, realmente, no inverno. Começamos em abril e vamos até setembro e aí damos essa pausa para ir refazendo tudo", comenta Magali.

Além das gestantes do HE, o grupo também trabalha com as comunidades das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Py Crespo e Getúlio Vargas, atendendo pedidos pontuais que chegam constantemente ao projeto.

Surpresa em boa hora
Para as gestantes e novas mamães, o presente do Projeto Antônia representa um carinho e também uma ajuda em momento muito especial. Os pais de primeira viagem Juliana Pinto, 18, e Josué Silva, 23, contam que a chegada da pequena Maitê foi uma alegria e não vêem a hora de ir para casa. Agora com ainda mais roupinhas, fraldas e cobertores. "Ficamos bem felizes. [O enxoval] ajuda bastante né, nessa hora tudo ajuda. Estamos esperando resultado de um exame dela e, se der tudo certo, vamos pra casa ainda hoje", disse Juliana, ao receber um dos kits.

Para o recém-chegado Heitor, que nasceu na noite do dia 4 de junho, o enxoval também chegou em boa hora. "Foi muito legal [a surpresa], faz bastante diferença nesse momento", comenta a mãe Luana de Oliveira, 16. A avó do pequeno, Luciara de Oliveira, 45, complementa a importância do presente. "É muito importante, ainda mais nessa fase que eles crescem tão rápido e também no inverno, que as coisas demoram a secar", comenta.

Como ajudar
Para colaborar com o Projeto Antônia, o grupo disponibiliza a página do Facebook (bit.ly/ProjetoAntonia) como principal meio de comunicação. São aceitas doações de lã, fraldas e roupas. A ajuda através da confecção de roupinhas e de trabalho voluntário também é bem-vinda. "A importância é colocar amor naquelas roupas. A gente não julga, não quer saber nada. O objetivo é socorrer aquela mãe e aquecer a criança", comenta a assistente social do projeto, Gleci Harter.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Família tenta recomeçar após incêndio consumir residência Anterior

Família tenta recomeçar após incêndio consumir residência

Em Pelotas, feriado de Corpus Christi terá serviços públicos essenciais Próximo

Em Pelotas, feriado de Corpus Christi terá serviços públicos essenciais

Deixe seu comentário