Destaque

Projeto pelotense é premiado em concurso da ONU

PelotasMUN, que simula comitês da Organização das Nações Unidas, foi reconhecido na categoria Comunicação

PelotasMUN 01 - Reproducao

Vídeo produzido pelo projeto pelotense recebeu um dos dois prêmios obtidos por iniciativas brasileiras (Imagem: Reprodução)

O projeto de extensão PelotasMUN, do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi premiado pelo Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acmur) a partir de sua  participação no  Refugee Challenge (Desafio dos Refugiados, em livre tradução) no ano de 2021. A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira (1º), em transmissão online. Na ocasião, o PelotasMUN foi agraciado na categoria Comunicação com o prêmio de Melhor Vídeo. O projeto pelotense foi um dos dois únicos brasileiros premiados.

Coordenador do projeto, William Freitas, destaca ser uma grande satisfação receber a notícia. “A conquista ajuda a projetar o curso, a universidade e o próprio PelotasMUN”, avalia. Além disso, o docente ressalta o empenho de todos os participantes, mesmo durante a crise sanitária. “A pandemia trouxe desafios para manter a motivação dos alunos, mas conseguimos permanecer ativos, resultando nessa premiação.”

Para o estudante de Relações Internacionais Gustavo Ferreira, que atua como secretário administrativo do projeto e ingressou na universidade durante a pandemia, a participação no projeto é vista como sua melhor experiência dentro do curso. “Esse prêmio é um esforço do nosso trabalho”, comenta.

Confira o vídeo:

Simulação das Nações Unidas

O Pelotas Model United Nations (PelotasMUN) é um projeto realizado anualmente há oito anos pelos alunos do curso de Relações Internacionais da UFPel. A proposta é simular os comitês da Organização das Nações Unidas (ONU), trazendo tópicos emergentes da agenda mundial para discussão entre seus participantes, além de difundir conhecimento sobre o próprio funcionamento do sistema da ONU, evidenciando debates sobre problemas internacionais contemporâneos.

Ele traz uma forma de imersão na área diplomática, na qual cada participante representa um delegado de um país dentro dos comitês da ONU ou também como representantes de jornais internacionais, noticiando os acontecimentos.

Em 2021, o PelotasMUN engajou-se no Refugee Challenge, pautando o apoio à inclusão social de refugiados como o tema norteador do debate. O evento foi realizado de modo online nos dias 23 e 24 de outubro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Safra do pinhão começa no dia 15 de abril no Estado Anterior

Safra do pinhão começa no dia 15 de abril no Estado

Audiência Pública manifesta contrariedade unânime a possível fechamento de Varas Trabalhistas no RS Próximo

Audiência Pública manifesta contrariedade unânime a possível fechamento de Varas Trabalhistas no RS

Deixe seu comentário