Cidades

Protesto por acessibilidade nos ônibus no Barro Duro

Moradores se reuniram para pedir melhorias

Carlos Queiroz -

Pegar o transporte coletivo para uma parcela dos pelotenses é apenas mais uma parte da rotina. Mas para cadeirantes e familiares que moram do bairro Balneário dos Prazeres, a locomoção virou motivo de indignação. Na tarde de sexta-feira, um grupo fechou a avenida Adolfo Fetter e protestou por melhorias na acessibilidade dos ônibus do transporte coletivo em Pelotas. Com cartazes, gritos e apitos, cerca de 50 pessoas trancaram o tráfego de carros na via que liga o bairro ao Centro.

Organizadora do ato, a dona de casa Liziane Vilela conta que há dois meses o trajeto de ida ou volta da escola onde estuda a filha Lívia, de oito anos, tornou-se um transtorno. Ela conta que os ônibus que fazem a linha até o Barro Duro nem sempre conseguem levar os cadeirantes. Ela reclama que há algum tempo os veículos estariam sem rampas de acesso para deficientes ou, quando existentes, não funcionariam. "Na terça feira, nós esperamos por dois ônibus, pois o primeiro não tinha rampas de acesso. Continuamos na parada, o segundo também não tinha a rampa de acesso. O terceiro tinha, embarcamos, mas quando fomos descer do ônibus a rampa não funcionou", relata. Para a pequena Lívia, cada problema enfrentado é uma decepção. "Eu fico triste porque eu perco a aula."

Outra pessoa que também reclama sobre a situação é Marta Xavier. Ela conta que divide os cuidados da mãe, Sirlei Galvão, 69, cadeirante, com a irmã. Além disso, relata que já ocorreu da mãe não poder embarcar no ônibus por defeitos na rampa, sendo preciso esperar pelo próximo coletivo. Espera que, dizem os moradores da região, pode chegar a 40 minutos. "Como é que saem da garagem se a rampa não funciona? O mínimo é verificar se está funcionando. Os cadeirantes também têm o direito de ir e vir", diz.

O que diz a prefeitura
Procurada pela reportagem, a Secretária de Transporte e Trânsito (STT) diz ter sido informada de uma ocorrência envolvendo a dificuldade de acesso de pessoas com deficiência. E que desde o início do ano letivo, disponibiliza um micro-ônibus especial para fazer o transporte de alunos do Balneário dos Prazeres até a Escola Estadual Adolfo Fetter, e depois levá-los de volta.

Além disso, o secretário Flavio Al-Alam afirma estar buscando entender melhor a situação, solicitando as imagens do veículo ao Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), que já repassou parte do material. Por fim, a pasta diz que o problema relatado pelos moradores é pontual e que vai buscar uma solução.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Incentivo ao empreendedorismo e empregabilidade Anterior

Incentivo ao empreendedorismo e empregabilidade

União reconhece situação de emergência por estiagem em municípios da região Próximo

União reconhece situação de emergência por estiagem em municípios da região

Deixe seu comentário