Sem nome

Que rua é esta?

Moradores de diversas vias da cidade reclamam da falta de placas que indiquem os nomes do local onde moram

Paulo Rossi -

Circular por Pelotas, especialmente nos bairros, pode ser um desafio a quem não conhece os nomes das ruas. Faltam placas de sinalização em diversas vias e, onde existem, são insuficientes. Moradores reclamam da dificuldade para receber cartas, encomendas e até visitas.

Em lugares como a Bom Jesus, por exemplo, os indicadores limitam-se às vias principais. Na perpendicular Feliciano Mendes de Morais há apenas uma placa sinalizando 1,2 quilômetros de extensão. Outras, como a José Joaquim Afonso Alves, sequer têm indicadores.

Para a população, o transtorno é grande. Morador da região, o aposentado Ricardo Melgarejo fala que já teve problemas para receber correspondências pelos Correios, que não encontraram seu endereço. O momento de receber visitas também é marcado pelo incômodo de não ter a via identificada. "Deveriam ter placas em todas as esquinas", acredita.

Quem trabalha circulando pela cidade acaba tendo prejuízos com o déficit de sinalização. Mototaxista há 20 anos, Francisco Santarelli reclama também da falta de informação nas placas existentes. Segundo ele, diversas placas não indicam o CEP ou a numeração que está compreendida na quadra, o que dificulta a localização das residências. Percorrer uma distância além da necessária é sinônimo de gastos a mais com o combustível.

Melhora
As empresas Imediative e MTG, contratadas através de licitação, são responsáveis por instalar as placas na cidade. Na área central, elas têm o direito de cobrar por um anúncio publicitário disposto sobre a sinalização. Em contrapartida, também precisam colocar placas nos bairros.

De acordo com a diretora executiva da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) Laura Viana, o problema da falta de sinalização vem se resolvendo. "No Laranjal, por exemplo, pouquíssimas ruas eram identificadas. Esta situação vem mudando", afirma.

Na visão da diretora executiva, todas as quadras deveriam contar com placas que identifiquem aquela rua. Para isso, cada uma das empresas responsáveis pela sinalização distribui 15 placas por mês no centro e outras 15 nos bairros. O número era maior, mas precisou ser reduzido devido à dificuldade em vender os anúncios publicitários.

Não tem placa?
Se a sua rua não conta com sinalização adequada, você pode solicitar que as empresas instalem placas de identificação. A Imediative atende pelo telefone (53) 98126-3185 ou pelo e-mail [email protected]. O telefone da MTG é (53) 98449-9992.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cotista consegue retornar à UFPel Anterior

Cotista consegue retornar à UFPel

IPVA para veículos com placa de final dois vence nesta quarta Próximo

IPVA para veículos com placa de final dois vence nesta quarta

Deixe seu comentário