Alerta

Realizando mutirões, Pelotas tem 208 focos de dengue no ano

Até o momento, quase metade dos focos da doença na cidade foram encontrados no bairro Fragata; ação ontem recolheu itens sem utilidade deixados na rua

Foto: Volmer Perez - DP - Fragata foi o bairro com maior incidência de focos de dengue

Durante a manhã e tarde de segunda-feira (18) o bairro Fragata recebeu o 4º mutirão da campanha Pelotas Contra a Dengue, da Prefeitura Municipal. O trabalho aconteceu em conjunto com o programa Bota-fora, e equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) efetuaram a retirada de entulhos e materiais predispostos a potencializar a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da doença. De acordo com dados do Município, o Fragata foi o bairro com maior incidência de focos de dengue na Cidade, com 44,71%.

Inicialmente, os moradores da região foram instruídos previamente a selecionar os itens que não têm mais utilidade em casa, e deixá-los reunidos em frente às residências para o posterior recolhimento. E no dia de ontem, os serviços foram realizados com o auxílio de um trator de pá carregadeira frontal e dois caminhões com caçamba que, circulando pelas vias do bairro, juntaram os entulhos deixados pelas pessoas. Segundo o diretor da Ssui e coordenador da ação, Glauber Oliveira, foram retirados da rua todos os itens com alguma probabilidade de concentrar água. "Tudo que possa acumular água. Por exemplo, móveis, latas, potes, itens inservíveis", esclareceu.

Conforme explica o diretor da Ssui, atividades como esta acontecem às segundas-feiras, em bairros distintos do Município, e a seleção dos locais para limpeza ocorre de acordo com o descobrimento de focos pela Secretaria de Saúde. "Normalmente, a Secretaria de Saúde vai aos locais e vê onde está com algum foco. No caso, caiu na Gotuzzo, porque a vigilância sanitária nos pediu. E aí, se pede para o pessoal tirar tudo sem utilidade de dentro de casa, como móveis velhos, latas, etc., que a gente recolhe".

Um comerciante que preferiu não se identificar acompanhava a ação dos trabalhadores à distância, e explicou que o alto número de focos na vila tem relação com o desleixo da própria comunidade. "Não são todos, mas onde tem cinco ou seis no meio de cem já basta para sujar tudo. Nessa esquina tem sofá, cama, fogão, máquina de lavar que não presta mais. É limpado bem seguido, mas não dá vencimento", declarou. Ao fim do dia, foram recolhidas cinco caçambas de entulhos apenas na Gotuzzo.

FOCOS PARA AEDES - 2024

Janeiro: 22
Fevereiro: 81
Março: 105
Total de focos: 208
Focos identificados em residências: 51,4%
Focos identificados na última semana (11/03 - 15/03): 43

Bairros de maior incidência:
Fragata (44,71%)
Três Vendas (21,63%)

DENGUE - 2024

Notificações
Janeiro: 23
Fevereiro: 145
Março: 108
Total de notificações: 276
Notificações residentes em Pelotas: 265
Notificações residentes de outros municípios: 11

Casos

Casos confirmados: 16
Pelotas: 08
Importados: 08
Hospitalizados: 01 (suspeitos)
Casos descartados: 59
Casos em investigação: 201

Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas. Última atualização: Sexta-feira, 15/03/24.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Trecho da Sanga Funda sem iluminação gera riscos a circulação Anterior

Trecho da Sanga Funda sem iluminação gera riscos a circulação

Ajuda para Antonella: familiares fazem vaquinha para arcar com despesas do tratamento Próximo

Ajuda para Antonella: familiares fazem vaquinha para arcar com despesas do tratamento

Deixe seu comentário