Trabalho
Reconhecimento internacional
Professora Ana Menezes recebe prêmio por sua contribuição marcante na área da epidemiologia
O cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Shane Christensen, e a chefe da Seção de Imprensa, Educação e Cultura do Consulado norte-americano, Sarah Borenstein, estiveram em Pelotas ontem para a entrega do prêmio Brazilian Women Making a Difference (Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença) de 2021 à médica epidemiologista e professora emérita da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), doutora Ana Maria Baptista Menezes, devido ao trabalho e contribuição na sua área de atuação. A entrega da distinção ocorreu no Salão Nobre da prefeitura e foi acompanhada pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).
Além da premiação, a pesquisadora pelotense também recebeu uma placa do município, associada à homenagem do Consulado estadunidense, que foi entregue por Paula. A gestora frisou o quanto Pelotas se sente honrada por ter uma cidadã como a professora Ana Menezes, considerada um exemplo de inspiração, força e solidariedade, uma vez que sua pesquisa dentro da UFPel e do grupo Epicovid19-BR - primeiro, no Brasil, a estudar o curso do Sars-cov-2 - contribuiu para o combate à pandemia. A importância da ciência, responsável por trazer luz em momentos difíceis, como este da crise sanitária, e o trabalho realizado pelo Centro de Epidemiologia da UFPel também foram destacados.
"A doutora Ana representa a cidade de Pelotas e é um orgulho vermos uma pelotense sendo reconhecida pelos Estados Unidos. Isso mostra como a nossa cidade é celeiro nas mais diversas áreas, mas, mais ainda, na ciência e na produção de conhecimento. Esse prêmio é, também, uma homenagem a todas as mulheres que, no período da pandemia da Covid-19, estiveram à frente e fizeram a diferença", afirmou a chefe do Executivo municipal.
O prêmio Brazilian Women Making a Difference, na visão da professora e pesquisadora homenageada, promove a igualdade de gênero. Ana Menezes agradeceu a distinção recebida e comentou a respeito de seu estudo sobre o coronavírus, inédito no Brasil por ser uma grande pesquisa sobre uma doença ainda, na época, desconhecida. "Agradeço ao grupo Epicovid19-BR por me deixar participar dessa caminhada. Tivemos coragem, trabalhamos muito e avançamos no conhecimento. Aqui, presto minha homenagem a todos que se dedicam a enfrentar essa pandemia. Ainda que ela esteja à espreita, estamos convictos que vamos vencê-la", completou.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário