Destaque

Reconhecimento pela tradição

Em parceria com a 26ª Região Tradicionalista, Câmara Municipal de Pelotas homenageia Maria Rita Sampaio e Paulo Souza com a Comenda João Simões Lopes Neto

Carlos Queiroz -

Em meio às programações da Semana Farroupilha, a Câmara de Vereadores de Pelotas concedeu nesta quarta-feira (18) a Comenda João Simões Lopes Neto a duas personalidades ligadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Pela 26ª Região Tradicionalista (RT), Maria Rita Sampaio foi homenageada. Como destaque de outras regiões do MTG, Paulo Souza também recebeu o título. A honraria, entregue anualmente no município, tem como objetivo valorizar as contribuições de pessoas e instituições para o desenvolvimento do tradicionalismo. A cerimônia ocorreu às 19h no Rancho da Paz, estrutura montada no Largo Edmar Fetter para a Semana Farroupilha.

Como representante da 26ª RT, Maria Rita Sampaio foi a escolhida para receber a Comenda. Nascida em Pelotas, ela é proprietária da Estância São José, no Capão do Leão. Na propriedade, realiza o plantio de soja, além da criação de gado, ovinos e cavalos, e desenvolve atividades voltadas ao turismo rural. Durante as comemorações do bicentenário de Pelotas, ela promoveu uma festa, que teve como sede a Bibliotheca Pública, para celebrar a data. Além disso, presidiu durante oito anos a Associação de Amigos do Museu da Baronesa (Ambar), que havia sido fundada por familiares na cidade. No ano passado, ela patrocinou o 1º Festival Tradicionalista Antoninha Berchon Sampaio, evento que promoveu atividades campeiras e apresentações artísticas.

Natural de Encruzilhada do Sul, Paulo Luiz Souza foi homenageado no critério que valoriza pessoas que contribuem com o tradicionalismo da região, mas não pertencem ao território da 26ª RT. Em sua cidade natal, ele fundou o CTG Rodeio de Encruzilhada, em 1975. Como morador de Pelotas, participou do CTG Thomaz Luiz Osório e da União Gaúcha João Simões Lopes Neto, onde teve uma participação expressiva. Como integrante da instituição, foi coordenador de invernada artística e, em 1999, levou o folclore da União para o Festival Mundial de Folclores, naquela oportunidade sediado na Rússia. No mesmo ano, o qual marcou o centenário da União Gaúcha, foi aclamado como Patrão do centenário.

Escolha
A escolha dos homenageados fica a cargo da 26ª RT, conforme alteração prevista na lei 3226/89. A região tradicionalista abrange Pelotas, Capão do Leão, Morro Redondo, Turuçu e Arroio do Padre. São realizados encontros mensais entre os patrões das entidades para debater os temas relacionados ao desenvolvimento da cultura gaúcha. A escolha deste ano, segundo o assessor jurídico da região tradicionalista, Paulo Pencarinha, foi "uma forma de agradecer pelo que tem feito pelo movimento tradicionalista. Queremos reconhecer o trabalho deles na nossa cultura, tanto que foi uma escolha unânime."

Comenda João Simões Lopes Neto
O título homenageia o escritor pelotense João Simões Lopes Neto, que se notabilizou por obras que abordaram o tradicionalismo gaúcho, como Salamanca do Jarau e Contos gauchescos. A distinção é entregue anualmente desde 1982. A partir de 1989, durante o mandato de Anselmo Rodrigues, a escolha dos homenageados passou a ser responsabilidade da 26ª RT, em parceria com a Câmara de Vereadores. A honraria é concedida a duas personalidades integrantes do MTG. Pela lei, um dos homenageados deve participar da 26ª RT, região a qual Pelotas pertence dentro do movimento, e o outro destaque deve ser de outra região tradicionalista.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Corpo de Bombeiros interdita Escola Joaquim Assumpção, em Pelotas Anterior

Corpo de Bombeiros interdita Escola Joaquim Assumpção, em Pelotas

Incentivos para ir  além da sala de aula Próximo

Incentivos para ir além da sala de aula

Deixe seu comentário