Saúde

Rede Bem Cuidar completa quatro anos

São cerca de 50 mil moradores beneficiados com a iniciativa

Pelotas completou quatro anos na quinta-feira (24), desde que começou a contar com a Rede Bem Cuidar. De lá para cá, seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs), vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), adotaram o padrão de qualidade - somente no ano passado foram três - e passaram a beneficiar cerca de 50 mil moradores das áreas abrangidas com as novidades que ele traz. Atualmente, a cada mês, a Rede realiza em média 11.700 atendimentos (médica ou enfermeira), 12.400 procedimentos e 640 atendimentos odontológicos. E a ideia é continuar expandindo. Em 2019, as inovações devem chegar também aos moradores do Balneário dos Prazeres, usuários da UBS Barro Duro.

A Rede Bem Cuidar trouxe um novo conceito de atendimento em saúde. O padrão propõe ambientes espaçosos e revitalizados e melhorias decididas em processo de cocriação com gestores da área e aqueles que melhor conhecem as necessidades de cada comunidade: os moradores e os servidores do posto.

Tudo começou em 2015, na UBS Bom Jesus, no Areal. A iniciativa foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Programa Juntos e a Prefeitura, com assessoria técnica do Agência Tellus. Em dezembro do mesmo ano, o padrão chegava também ao Simões Lopes, e em 2017, à Cohab Guabiroba. Em 2018, três novas UBSs passaram a integrar a Bem Cuidar: Sanga Funda, Virgílio Costa e Vila Nova.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Campanha estimula pediatra a agir contra a gravidez precoce Anterior

Campanha estimula pediatra a agir contra a gravidez precoce

Protesto pede o fim das charretes Próximo

Protesto pede o fim das charretes

Deixe seu comentário