Proteção
Reforço no cuidado com os animais
Efetivado há um mês, o Comitê Municipal de Proteção Animal já atua de forma oficial na cidade
Divulgação -
Efetivado há um mês, o Comitê Municipal de Proteção Animal já atua de forma oficial na cidade, na defesa dos direitos dos animais. O atual presidente do órgão, Henrique Fetter Carvalho, conta que desde 2013 a organização existia e já agia de forma virtual na cidade. Após o entendimento sobre a necessidade da criação de um setor específico para a discussão de questões públicas referentes ao tema, e o vencimento de trâmites burocráticos, o comitê foi oficializado através de decreto municipal.
Hoje, o Comupa é formado por 13 entidades públicas, entre secretarias e autarquia, que atuam de forma conjunta, complementando suas competências, a fim de encontrar as melhores soluções.
Compete ao Comupa, por exemplo, participar como fiscalizador e conselheiro em discussões que englobem o direito dos animais, além de lidar diariamente com denúncias de maus-tratos. Sobre a importância do órgão, a médica veterinária Isabel Madrid, representante da Secretaria da Saúde neste conselho, comenta que o trabalho é pelo bem-estar geral dos animais, de forma a combater a possível imagem de que o órgão trabalha exclusivamente com o cuidado de cães e gatos. A discussão sobre a utilização de veículos com tração animal, por exemplo, é uma das preocupações atuais.
Semana da Proteção Animal
Dentre as atribuições estipuladas ao Comupa, está a organização da Semana de Proteção Animal, que ocorre desde segunda-feira (26) em Pelotas, conforme calendário previsto no início do ano no Plano Plurianual de Pelotas (PPA). Serão sete dias dedicados à conscientização da comunidade através de palestras, distribuição de fôlderes e atividades voltadas ao público infantil, sobre o que é importante saber dos animais.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário