Proteção

Reforço no cuidado com os animais

Efetivado há um mês, o Comitê Municipal de Proteção Animal já atua de forma oficial na cidade

Divulgação -

Efetivado há um mês, o Comitê Municipal de Proteção Animal já atua de forma oficial na cidade, na defesa dos direitos dos animais. O atual presidente do órgão, Henrique Fetter Carvalho, conta que desde 2013 a organização existia e já agia de forma virtual na cidade. Após o entendimento sobre a necessidade da criação de um setor específico para a discussão de questões públicas referentes ao tema, e o vencimento de trâmites burocráticos, o comitê foi oficializado através de decreto municipal.

Hoje, o Comupa é formado por 13 entidades públicas, entre secretarias e autarquia, que atuam de forma conjunta, complementando suas competências, a fim de encontrar as melhores soluções.

Compete ao Comupa, por exemplo, participar como fiscalizador e conselheiro em discussões que englobem o direito dos animais, além de lidar diariamente com denúncias de maus-tratos. Sobre a importância do órgão, a médica veterinária Isabel Madrid, representante da Secretaria da Saúde neste conselho, comenta que o trabalho é pelo bem-estar geral dos animais, de forma a combater a possível imagem de que o órgão trabalha exclusivamente com o cuidado de cães e gatos. A discussão sobre a utilização de veículos com tração animal, por exemplo, é uma das preocupações atuais.

Semana da Proteção Animal
Dentre as atribuições estipuladas ao Comupa, está a organização da Semana de Proteção Animal, que ocorre desde segunda-feira (26) em Pelotas, conforme calendário previsto no início do ano no Plano Plurianual de Pelotas (PPA). Serão sete dias dedicados à conscientização da comunidade através de palestras, distribuição de fôlderes e atividades voltadas ao público infantil, sobre o que é importante saber dos animais. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Médicos brasileiros devem chegar nos próximos dias Anterior

Médicos brasileiros devem chegar nos próximos dias

Projeto de lei prevê ampliação das atividades do Porto do Rio Grande Próximo

Projeto de lei prevê ampliação das atividades do Porto do Rio Grande

Deixe seu comentário