Pandemia
Região de Pelotas volta à bandeira vermelha
Mapa preliminar do Distanciamento Controlado classifica novamente Zona Sul do Estado como área de risco alto para coronavírus
Pelotas voltou a aparecer no sistema de Distanciamento Controlado como área com risco alto para o coronavírus. No mapa divulgado no começo da noite de sexta-feira (24), a região que tem também Rio Grande como referência de atendimento à doença apresentou agravamento nos índices calculados pelo governo do Estado. É a terceira vez que a bandeira vermelha é indicada para a Zona Sul. A classificação é preliminar e os municípios podem pedir revisão até a manhã de domingo. O mapa final é divulgado na segunda-feira.
Das 20 regiões em que o Rio Grande do Sul foi dividido pelo sistema de cores, Pelotas teve o quinto maior número de hospitalizações nos últimos sete dias, com 70 internações. Somente Porto Alegre (422), Canoas (125), Caxias do Sul (106) e Novo Hamburgo (75) tiveram mais pacientes em situações graves precisando de tratamento em unidades de saúde.
Segundo o Palácio Piratini, esta semana o cenário no sul do Estado tornou-se mais preocupante porque houve piora de índices em toda a macrorregião Sul. Esta área abrange também municípios que têm Bagé como referência de atendimento e que passaram a figurar com a classificação vermelha. Na semana passada foram justamente índices macrorregionais um pouco melhores que fizeram com que Pelotas evoluísse da bandeira vermelha para a laranja.
Paula Mascarenhas (PSDB) afirma que a mudança para um nível de risco mais alto para o vírus, com novas restrições recomendadas pelo Estado, contrariou sua expectativa. "Nossos números guardam ainda uma certa estabilidade. Menos de 50% dos leitos de UTI ocupados, uma taxa percentual de óbitos por 100 mil habitantes que nos coloca na posição 189 entre todos os municípios do Estado, quando temos a quarta maior população", avalia.
Neste sábado a prefeita se reúne com técnicos para analisar os indicadores locais e da macrorregião para definir a possibilidade de recurso. Ela afirma que a intenção é encaminhar pedido ao Estado para continuidade na bandeira laranja. "Minha ideia seria de manter na semana que vem as restrições aplicadas nesta semana, que ficavam a meio caminho entre os protocolos de bandeira laranja e bandeira vermelha. Para isso teremos que recorrer."
Apesar da cor vermelha para a região, 13 municípios poderão optar por adotar regras mais flexíveis (bandeira laranja) por se enquadrarem no críterio 0-0 (nenhuma morte ou internação nas últimas duas semanas). São eles: Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Piratini, Santa Vitória do Palmar e Santana da Boa Vista.
Mais regiões em vermelho
De oito regiões classificadas em vermelho na rodada anterior do Distanciamento Controlado, o Estado tem, agora, 14 com risco alto para contágio por coronavírus. Além de Pelotas e Bagé, fazem parte da lista Caxias do Sul, Taquara, Canoas, Porto Alegre, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Passo Fundo, Palmeira das Missões e Santo Ângelo.
As regiões de Lajeado, Cachoeira do Sul, Erechim, Ijuí, Uruguaiana e Santa Maria foram enquadradas preliminarmente na bandeira laranja (risco médio).
-153100Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário