Proteção
Região segue com vacinação dos idosos
Agendamento de atendimentos domiciliares e sistema drive-thru são utilizados como alternativas para evitar aglomerações
Divulgação -
Por Daniel Batista - [email protected]
(Estagiário sob supervisão de Débora Borba)
A Campanha de Vacinação contra a gripe segue em parte dos municípios da região. Na última quarta-feira, um lote, com 25 mil doses da vacina foi distribuído pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) para a imunização de idosos e profissionais de saúde, público-alvo da primeira etapa. A expectativa era de que o número fosse de 50 mil doses, sendo 20 mil destinadas a Pelotas, que recebeu apenas duas mil. A redução promoveu a suspensão da campanha no município. Nova remessa, de 42 mil, deve chegar aos municípios na próxima quarta-feira (1º).
Em Pelotas, o planejamento prevê que os cerca de 47 mil idosos com mais de 60 anos sejam divididos em três faixas etárias, que irão receber a imunização gradualmente. A primeira compreende pessoas com idade acima de 81 anos; a segunda, de 71 anos a 80 anos, enquanto a terceira, de 60 a 70 anos. Com o recebimento de 10% do total programado inicialmente, de 20 mil, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) anunciou, ainda na quarta-feira, a suspensão da campanha, até o recebimento de novas quantidades. “Nós já enviamos as vacinas para os hospitais”, afirmou a secretária de Saúde, Roberta Paganini, em relação à vacinação dos profissionais de saúde que trabalham em instituições que atendem via Sistema Único de Saúde (SUS). Nessa categoria, cerca de cinco mil já foram imunizados. No total, o município conta com mais de 18,9 mil profissionais de saúde, com até sete mil vinculados à Secretaria de Saúde e aos hospitais que atendem via SUS.
Conforme o Ministério da Saúde, 75 milhões de doses serão disponibilizadas e a segunda etapa da Campanha Nacional está prevista para se iniciar em 16 de abril, com foco na imunização de doentes crônicos, professores (redes pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. Na terceira e última fase, prevista para 9 de maio, Dia D de mobilização, será a vez das crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Nova remessa de 42 mil doses
A titular da 3ª CRS, Caroline Hoffmann, afirma que apenas metade das 50 mil doses previstas chegou à coordenadoria na última quarta-feira. Na primeira remessa foram 50 mil doses, e uma terceira, com 42 mil, é esperada para chegar na próxima terça-feira (31) à CRS e no dia seguinte aos municípios. Com isso, serão 117 mil doses recebidas e distribuídas nos 22 municípios da região, que contam com 159 mil pessoas dentro do público-alvo da primeira etapa da campanha, sendo 129 mil idosos e 30 mil profissionais de saúde, segundo dados da própria coordenadoria. No total, 75,7 mil doses já foram enviadas aos municípios.
Na região, atendimento em domicílio e drive-thru
Em parte dos municípios da região a vacinação reiniciou após o recebimento de novas doses. Além dos pontos presenciais, com recomendação de distanciamento entre os que aguardam na fila, são adotados atendimentos domiciliares e em serviços drive-thru, nos quais a imunização é feita com a pessoa dentro do carro. Confira como está funcionando em alguns municípios da região:
Capão do Leão - Foram recebidas 2,7 mil doses da vacina até o momento. Dessas, mil foram recebidas na última quarta-feira, e a expectativa é que sejam aplicadas até hoje. Ao todo, dez equipes estão vacinando a população nas residências. Nesta primeira fase, estão sendo imunizados idosos, profissionais da saúde e grupos com comorbidade.
Herval - Em Herval, 700 doses foram recebidas nesta semana. Os 114 profissionais da saúde do município já foram imunizados e a vacinação dos quase 1,2 mil idosos está sendo feita diretamente nas residências mediante agendamento, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, desde ontem, também na modalidade drive-thru, na rua José Maria D'avila, ao lado da UBS. No primeiro dia da campanha, na última segunda-feira, 400 pessoas foram imunizadas.
Pedro Osório - A vacinação está sendo feita em pontos específicos, utilizando também o sistema drive-thru. Quinta foi realizada nas escolas municipais Getúlio Vargas, no bairro Brasília, e General Osório, no bairro Santa Tereza. Quem preferiu também pôde efetuar o procedimento sem sair do carro. Um total de 1,35 mil vacinas foi recebido em duas remessas.
Chuí - Até o momento, 820 doses foram recebidas e estão sendo aplicadas em UBS e em um trailer fora da unidade. A vacina também pode ser aplicada em idosos nas suas residências, acamados ou com debilidades, ou naqueles que solicitarem o procedimento. No total, são 66 trabalhadores de saúde e 752 pessoas com 60 anos ou mais de idade.
São Lourenço do Sul - As 2,2 mil doses recebidas inicialmente pelo município foram aplicadas no primeiro dia da campanha, na última segunda-feira. A vacinação foi reiniciada ontem, após o recebimento de 2,4 mil doses, que já foram esgotadas em parte das 14 unidades. No município, as vacinas também estão sendo aplicadas na modalidade drive-thru
São José do Norte - Com 2,2 mil doses recebidas, a vacinação dos idosos está sendo feita com visita domiciliar por agendamento ou drive-thru em datas específicas, na rua Marechal Deodoro, em frente à nova sede dos Bombeiros. Profissionais de saúde e atendentes de farmácias podem ser imunizados nas unidades de saúde. No total, são mais de 3,6 mil idosos e 410 profissionais de saúde.
Santana da Boa Vista - Os 120 profissionais de saúde do município estão sendo imunizados nos locais de trabalho, enquanto os 2,5 mil idosos podem ser imunizados em locais do Estratégia Saúde da Família (ESF) e pontos estratégicos. Acamados maiores de 60 anos também podem receber a vacina por meio de visita domiciliar.
Turuçu - Até o momento, o município já recebeu 600 doses, sendo 400 na última quarta-feira. Idosos e profissionais de saúde podem se dirigir ao Salão dos Idosos (Cras) e na UBS São José para serem imunizados. Pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção podem solicitar atendimento domiciliar. Além disso, há a oferta pelo serviço de drive-thru.
Jaguarão - Nova remessa, com 2,7 mil doses, foi recebida pelo município, que reiniciou a campanha ontem. Na segunda-feira, as 1,4 mil acabaram no mesmo dia. Idosos sem condições de locomoção podem receber a vacina em casa, a partir de uma equipe volante, e profissionais de saúde recebem nos locais de trabalho. O procedimento é feito na Policlínica Central e unidades móveis também auxiliam e atendem um bairro por dia.
Rio Grande - A vacinação segue no município, que conta com 12 mil doses recebidas. Pessoas idosas acamadas podem agendar a visita pelo telefone 3231-3456 ou 3233-7288. Mais de 14 pontos, entre escolas, UBSs e centros de saúde, aplicam a vacina no município, que conta com 5,4 mil profissionais de saúde e 27,4 mil idosos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário