Seja Digital
Reta final do sinal analógico
Desligamento na região de Pelotas ocorrerá amanhã, quando a TV aberta ficará disponível apenas na versão digital
Jô Folha -
Agora falta mesmo muito pouco. Encerra-se na quarta-feira (28) o sinal analógico em Pelotas e na região. Mas ainda dá tempo para se preparar para a era digital, com muito mais qualidade de transmissão - ainda que faltem oito mil kits gratuitos a serem retirados.
A mudança do sinal analógico para o digital tem sido feita no Brasil como forma de modernizar a transmissão da TV aberta no país. Entre os benefícios estão imagem mais nítida, som com mais qualidade, diminuição de interferências, além de mobilidade e interação - será possível assistir aos canais através de notebook, tablets e celulares, por exemplo.
Até dezembro, 1,3 mil cidades brasileiras terão o sinal analógico desligado. A região de Pelotas é a terceira do Rio Grande do Sul a passar pelo processo. Desde o dia 18 de outubro estão sendo realizadas Caravanas da TV Digital para alertar a população sobre a necessidade de se adaptar aos novos tempos. E aqui sempre vale lembrar como fazê-lo: o primeiro passo é entender se a televisão já é digital - aparelhos posteriores a 2010 possivelmente já vêm com o conversor embutido, mas é possível fazer a conferência através do menu do aparelho. Caso a televisão já seja digital, é preciso apenas configurar a antena e aproveitar as programações. Caso não seja, se torna necessário adquirir um kit com antena e conversor - no comércio, a dupla custa em média R$ 75,00. Quem tem antena parabólica ou canais por cabo já é digital não precisa passar pelo processo.
Para que toda a população possa seguir tendo acesso ao sinal de TV, kits gratuitos estão sendo distribuídos a pessoas de baixa renda. De acordo com a gerente regional do Seja Digital, Márcia Cavalcante, desde que o processo começou a ser feito, 38 mil conversores e antenas foram entregues na região - 14 mil apenas em Pelotas. Ainda faltam, porém, oito mil. “Sempre fica um número residual”, comenta, destacando que, nos últimos dias, a procura tem se intensificado. “Tivemos uma grande adesão no início, depois caiu um pouco. Mas nos últimos dias muitos agendamentos têm sido feitos por telefone, principalmente daquelas pessoas que têm mais dificuldade”, complementa.
Como retirar o kit?
A lista de beneficiários do kit gratuito é distribuída pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Estão presentes nelas cidadãos cadastrados em programas sociais do governo federal. Para receber o kit é necessário fazer um agendamento através do número gratuito 174. Todas as dúvidas podem ser sanadas no link.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário