Tradicionalismo gaúcho

Rio Grande é sede da escolha da 1ª Prenda do Estado

Definição ocorre durante a 52ª Ciranda Cultural de Prendas, que vai até sábado e deve receber 1,5 mil pessoas

Foto: Divulgação - Prendas do RS gestão 2022/2023

Conhecer o passado para entender o presente, com o objetivo de deixar algo para o futuro é um dos principais passos que candidatas a Primeira Prenda do Estado devem focar no concurso que corre este final de semana, em Rio Grande, durante a 52ª Ciranda Cultura de Prendas, exatamente na cidade natal da atual titulada adulta, Giovana Martins, do CCN Sentinela do Rio Grande. As representantes terão a missão de manter a essência do tradicionalismo, além de se responsabilizar por levá-la a todos os cantos do Estado, para manter viva o que o povo do Sul tem de mais valor: a sua cultura. Nessa premissa, 59 prendas estão em uma maratona de atividades e provas em busca da tão sonhada conquista da faixa.

De acordo com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), este é o concurso mais antigo do calendário oficial da instituição, iniciado no 15º Congresso Tradicionalista Gaúcho, de janeiro de 1970, no município de Santiago e, ao longo dos anos, foi consolidado. O assessor de Comunicação do MTG e presidente da Comissão Gaúcha de Folclore, Rogério Bastos, estima que o evento envolva 1,5 mil pessoas, média de participantes das últimas cinco edições (exceto na pandemia). Para a Ciranda Cultural de três dias, uma vasta programação cultural foi programada e culmina com a prova de sábado e o fandango na Sociedade Amigos do Cassino (SAC), onde as tituladas serão conhecidas. A maior parte da programação ocorre no Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

"A Ciranda Cultural é um instrumento de transformação da sociedade, da presença da mulher gaúcha, do que se constitui a figura da prenda, que ao longo dos anos vem se modificando e se fortalecendo dentro dos valores e dos princípios dos gaúchos", considerou Giovana, que se despediu ontem da gestão. Para ela, é um prazer receber a edição 2023/2024 do evento que reúne prendas e peões das 30 regiões tradicionalistas. "Isso mostra a pluralidade do gaúcho, além de fomentar o turismo no Estado e valorizar a primeira cidade gaúcha que é Rio Grande".

Concurso
Diferentemente de outros concursos, a escolha da Primeira Prenda do RS envolve avaliações escrita, artística, oral, mostra folclórica e relatório de atividades. Além disso, a seletiva leva em consideração as candidatas das categorias mirim, juvenil e adulta e escolhe anualmente, que melhor representem as virtudes, a graça, a cultura, os dotes artísticos, a desenvoltura e a expressão da mulher gaúcha. A vencedora da categoria adulta, ganha como prêmio a possibilidade de levar a Ciranda Cultura em 2024.

Para Bastos, a manutenção do evento e a efetiva participação de primeiras prendas de entidades tradicionalistas no concurso estadual, em meio ao mundo moderno e tecnológico, têm uma fundamentação. "A Ciranda e o Entrevero [Entrevero Cultural de Peões do Estado] não preparam gaúchos para o mundo. Preparam cidadãos. O mínimo que estas gurias e guris percorrem até chegar ao objetivo final, que é o concurso do Estado, são dois anos de preparação. Esses jovens enfrentam o público, como em um espetáculo de artista internacional. Mas lá estão eles, firmes. Decididos. Preparados. Isso os prepara para a vida e para a profissão que escolherem", explicou.

Programação
Ontem, as candidatas foram recepcionadas na Prefeitura. À tarde teve passeio turístico na Escuna Divino Sol. O dia encerrou com a despedida das prendas do RS de 2022. Hoje o dia começa cedo com as provas escritas, no pavilhão quatro da Furg, sendo que a acolhida das candidatas é no CTG Farroupilha. Das 9h às 11h, tem a montagem da Mostra Folclórica, que se inicia às 13h, com a avaliação dos trabalhos desenvolvidos durante dois anos, que deve durar toda a tarde. Já à noite, às 21h, tem sessão solene de abertura de Evento no CCN Sentinela do Rio Grande.

O sábado será dedicado às provas artísticas das candidatas que definirão as vencedoras. Na categoria mirim são 127 concorrentes, na juvenil: 24 e 18 prendas concorrem na categoria adulta. São disputadas nove faixas (três em cada uma modalidade). Como a primeira adulta leva para sua cidade a Ciranda, a segunda prenda, leva o Seminário Estadual, que ocorre em fevereiro. As provas acontecerão na Furg e o fandango oficial, onde será dado o resultado, será às 22h30min, na SAC.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura de Pelotas se retrata após publicação polêmica Anterior

Prefeitura de Pelotas se retrata após publicação polêmica

Prefeitura inicia mutirões de abordagem social em Pelotas Próximo

Prefeitura inicia mutirões de abordagem social em Pelotas

Deixe seu comentário