Cassação
Risco de perder a CNH dispara no RS
Processos de cassação da carteira de motorista cresceram 83% no ano passado
Divulgação -
O número de processos de cassação do direito de dirigir abertos pelo Detran RS em 2018 cresceu 83% em relação ao ano anterior. Foram 21,7 mil processos para motoristas flagrados dirigindo suspensos ou que foram reincidentes na mesma infração no prazo de 12 meses, contra 11,8 mil em 2017. O crescimento deve-se à normativa federal (Resolução Contran 723/2018), que entrou em vigor em fevereiro de 2018, permitindo a instauração de mais de um processo de cassação por motorista. Os números mostram que em Pelotas, ao contrário do Estado, os registros diminuíram entre um ano e outro. Foram 110 casos a menos ano passado, entre sete enquadramentos.
Apesar do crescimento das cassações, houve uma redução de 35% dos processos de suspensão do direito de dirigir. Foram 39,2 mil processos em 2018 contra 61,1 mil em 2017. O tipo de processo que teve a maior redução foi o de suspensão por pontos (somar 20 ou mais pontos na CNH no período de um ano), passou de 27,1 mil para 13,7 mil. A suspensão por infrações também teve redução: caiu 25% o número de processos para quem foi flagrado dirigindo alcoolizado e para quem ultrapassou a velocidade em mais de 50% da permitida pela via.
O chefe da Divisão de Suspensão e Cassação de Condutores do Detran RS, Anderson Barcellos, atribuiu a redução do número de processos de suspensão ao menor número de infrações, decorrente de uma maior conscientização da sociedade. “A fiscalização está forte, as operações Viagem Segura e Balada Segura consolidadas e as abordagens continuam aumentando. O que pode explicar essa redução dos processos de suspensão é mesmo uma mudança de comportamento.”
Entenda a diferença
A suspensão do direito de dirigir é uma penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para quem atinge 20 ou mais pontos na CNH ou é flagrado em algumas infrações específicas, como dirigir sob o efeito de álcool, ultrapassar a velocidade em mais de 50%, praticar rachas e outras. Além de cumprir o período determinado pela legislação, que vai de dois meses a um ano, o motorista suspenso deve fazer o curso de reciclagem de 30h e uma prova teórica antes de voltar a dirigir.
Já a cassação é a punição administrativa mais grave prevista no CTB. Ela é aplicada em duas ocasiões: quando o motorista suspenso é flagrado dirigindo ou quando o motorista é reincidente, dentro do período de 12 meses, em alguma das infrações previstas no CTB, como dirigir sob o efeito de álcool, praticar racha ou entregar a direção para quem não tem habilitação. Para voltar a dirigir, o motorista deve cumprir o prazo de dois anos sem CNH, fazer o curso de reciclagem de 30h e depois realizar todos os requisitos necessários para voltar a se habilitar - exame de saúde física e mental, provas teórica e prática de direção. A cassação também pode ser aplicada como medida judicial, podendo ultrapassar dois anos.
Os números de Pelotas - 2017/2018
Cassação PCDD - Art. 263, I - Quando o motorista suspenso é flagrado dirigindo
2017 - 124
2018 - 250
Cassação PCDD - Art.263,II - Quando o motorista é reincidente em determinadas infrações previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro
2017 - 5
2018 - 0
Suspensão do direito de dirigir por infração - Art. 173 - Praticar racha
2017 - 3
2018 - 0
Suspensão do direito de dirigir por infração - Art. 210 - Fugir de blitz
2017 - 7
2018 - 1
Suspensão do direito de dirigir por infração - Art. 218,III - Excesso de velocidade acima de 50% da velocidade permitida para a via
2017 - 430
2018 - 392
Suspensão do direito de dirigir por infração - Art.165 - Dirigir sob o efeito de álcool
2017 - 205
2018 - 178
Suspensão do direito de dirigir por pontuação - Atingir 20 pontos ou mais
2017 - 343
2018 - 177
Total
2017 - 1.117
2018 - 1.007
Fonte: Detran - RS
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário