Saúde
Sábado é dia de combate à gripe
Data marca o Dia da Vacinação; em Pelotas, todas as unidades de saúde estarão abertas para imunizar a população
Infocenter -
A campanha de vacinação contra a gripe terá neste sábado (4) o Dia D, quando mais de 1,8 mil postos de saúde de todo o Estado estarão abertos para a imunização. Em Pelotas, todas as UBSs da Zona Urbana abrirão para ampliar o acesso aos usuários dos públicos prioritários. As vacinas podem ser feitas das 8h às 17h.
Desde o início, em 10 abril, cerca de 1,2 milhão de pessoas já foram vacinadas contra a influenza no Rio Grande do Sul. Ao todo, são mais de 3,8 milhões de pessoas no Estado que integram os grupos aos quais as vacinas são destinadas. No município, mais de 125 mil pessoas fazem parte do público-alvo, isso sem contar a população carcerária e os trabalhadores do sistema prisional. A meta é atingir 95% desse universo.
Todas as pessoas que integram os grupos prioritários devem fazer a vacina contra a gripe antes da chegada do inverno. A orientação se dá em virtude do tempo que leva para que os anticorpos gerem a proteção necessária.
Quanto antes, melhor
Conforme a Sociedade Brasileira de Imunizações, para a dose começar a ser efetiva, são necessários em torno de 15 dias após a aplicação, enquanto o maior efeito chega cerca de um mês após a aplicação.
Em alguns grupos com imunidade mais frágil, como em idosos, esse período até que a vacina passe a proteger pode levar ainda mais, chegando a cinco ou seis semanas.
As condições do inverno favorecem a proliferação dos vírus da gripe no ambiente. Com as temperaturas mais baixas, as pessoas permanecem mais tempo em locais fechados e pouco arejados, o que facilita a transmissão de pessoa para pessoa através de tosse ou espirros. O vírus da influenza também fica mais tempo em suspensão no ar com o clima frio e seco, característico do inverno.
Redução da mortalidade
Em populações com o sistema imunológico mais fragilizado, como os idosos e as crianças, a vacina da gripe (assim como as demais) apresenta uma eficácia reduzida quanto à proteção à infecção.
Contudo, segundo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias, em 75% a mortalidade global e em aproximadamente 50% as doenças relacionadas à influenza.
Público-alvo em Pelotas
Crianças de 6 meses a menor de 2 anos - 6.389
Crianças de 2 a 4 anos - 10.963
Crianças de 5 anos - 3.789
Gestantes - 3.194
Puérperas - 525
Trabalhadores da saúde - 18.920
Indígenas - 72
Idosos - 49.940
Comorbidades - 29.254
Professores - 2.560
-140861
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário