Atraso

Salários atrasados motivam assembleia do Simp com indicativo de greve

Parcela dos municipários receberão vencimentos de outubro em novembro e dezembro; sindicato entrará com medida judicial em busca do pagamento em dia

Foto: Janine Tomberg - Ascom - Município irá atrasar o pagamento dos salários referentes a outubro

O anúncio de que o Município irá atrasar o pagamento dos salários referentes a outubro a parte do funcionalismo e de que nos próximos meses há possibilidade de continuidade do pagamento parcial tem causado indignação na categoria. Dentre os maiores motivos está a cobrança de juros dos servidores que aderirem ao empréstimo e a divulgação de que a prefeitura não conseguiria quitar a folha do mês cerca de uma semana antes do 5º dia útil. Em resposta o Sindicatos do Municipários de Pelotas (Simp) ingressará com uma ação judicial coletiva e realizará assembleia com indicativo de greve.

A parte do funcionalismo que terá os depósitos de outubro efetuados em novembro e dezembro, assim como os 28% que estão no grupo que não tem a garantia de receber os vencimentos dos próximos meses em dia foram surpreendidos com a notícia do parcelamento da remuneração. Com contas por vencer e despesas do mês a arcar, para alguns dos atingidos a única alternativa é pedir o empréstimo do salário. Em razão do valor do seu vencimento, o mês de outubro será pago a Gisele Caldas em 30 de novembro. "É um absurdo trabalhar o mês inteiro e ter a notícia que não vai receber o salário", reclama.

Para cumprir com os compromissos financeiros, a auxiliar de educação infantil diz que terá que aderir ao empréstimo, mas que irá entrar judicialmente com o pedido de ressarcimento ao município pelo pagamento dos juros de 1,4% ao mês. "Tudo vence no início do mês, é aluguel, luz, internet toda uma série de coisas. Ai tu trabalhou um mês todinho e não recebe. A responsabilidade dos juros é da prefeitura", afirma.

Da mesma forma, o agente fiscal Sérgio Silva critica a cobrança e ainda menciona as condições para conseguir o empréstimo. "Além dos juros, meio que te obriga a ser cliente do banco. A gente até brinca que é um plano para quase todo mundo ser do Banrisul", diz. O servidor destaca ainda que os transtornos do pagamento parcelado são piores nesta época do ano. "Gasta mais, com a chegada das festas de final de ano, é um dos piores períodos para isso acontecer, ficar sem receber salário já é ruim, imagina agora".

Medida judicial

Conforme o presidente do Simp, Tiago Botelho, o setor jurídico do sindicato está preparando uma ação coletiva objetivando conseguir uma medida liminar que assegure o pagamento em dia para a totalidade dos servidores. "É injusto determinado grupo de servidores receber 30 de novembro e outros lá em 20 de dezembro a prestação de outubro".

Botelho destaca que a medida anunciada pela prefeitura é semelhante ao que ocorreu em 2019, quando parte dos salários foram parcelados e que desta vez, o município estaria descumprindo a Lei Orgânica por não cumprir com o pagamento do funcionalismo até o 5º dia útil. "Outra coisa, se o servidor não contrair o empréstimo e receber na data que a Prefeitura está estipulando ele teria direito a juros por receber o salário em atraso", destaca.

Marcada para o próximo dia 13, a assembleia geral do Simp irá debater a possibilidade da categoria entrar e greve.

Motivos e possível novo atraso

Conforme o Município, fatores como a queda das alíquotas de arrecadação do ICMS e consequentemente a diminuição dos repasses aos municípios, assim como o déficit da previdência e os gastos com precatório impactaram no pagamento em dia da folha do funcionalismo. A Prefeitura aponta ainda que há entrada de novas receitas, por meio de tributos e transferências federais, o que caso se confirme, poderá proporcionar a retomada do calendário normal em breve. No entanto, os salários podem novamente serem atrasados porque a receita não estaria sendo efetivada e o aumento das despesas fixas estaria comprometendo o orçamento municipal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura inicia adestramento de cães para adoção no Canil Anterior

Prefeitura inicia adestramento de cães para adoção no Canil

Pelotas terá serviços prioritários no feriado de Finados Próximo

Pelotas terá serviços prioritários no feriado de Finados

Deixe seu comentário