Conta de água

Sanep orienta população sobre acessibilidade aos hidrômetros

Cobrança é feita com base no consumo das residências e servidores relatam dificuldades em chegar aos locais de medida

Em nota divulgada pela Assessoria de Comunicação, o Sanep pede aos moradores de Pelotas maior cuidado com os hidrômetros nas residências. Conforme lei de 2007, a cobrança da conta de água é com relação ao consumo e os hidrômetros devem ficar em locais acessíveis e bem conservados. Confira a nota:

"Em Pelotaso valor da água é cobrado por consumo hidrometrado, com pagamento pela quantidade de água utilizada na residência, em conformidade com a Lei do Plano de Saneamento nº 11.445/2007. Para que a leitura e a manutenção sejam realizada pelos servidores do Sanep, o hidrômetro deve estar instalado em local acessível e em boas condições - a conservação do aparelho é de responsabilidade do morador.

Nos últimos meses, as equipes do Sanep tem enfrentado dificuldades tanto para acessar o hidrômetro, quando é necessária a remoção, manutenção ou o corte por inadimplência, quanto para verificar o consumo através dos números marcados no relógio. Alguns aparelhos se encontram em péssimo estado de conservação, muitos são enterrados pelos proprietários da residência na hora da instalação - em dias de chuva, por exemplo, a água, folhas de árvores e o barro acumulam nos buracos em que são enterrados os hidrômetros, impossibilitando o serviço e colocando em risco o bom funcionamento do aparelho.

Quando o servidor do Sanep não consegue ter acesso ao hidrômetro, o valor da conta será referente ao último consumo registrado em leitura. Nestes casos, as variações serão calculadas a partir de uma nova verificação.

'Por isso existem alguns casos em que o morador paga durante uma sequência de meses um valor básico e no próximo mês, em que é feita a leitura, o valor da conta aumenta. Solicitamos a ajuda da população, é de extrema importância que o hidrômetro seja instalado em local de fácil acesso e permaneça bem conservado', destaca o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.

O morador é notificado durante a tentativa de acesso e deve regularizar a situação do aparelho. O Sanep disponibiliza no seu site os modelos aceitos para a caixa de proteção ao hidrômetro, com o padrão solicitado para instalação dos aparelhos. http://server.pelotas.com.br/sanep/modelo-caixa-hidro/

É importante que o responsável escolha um local adequado para instalar o hidrômetro. Em caso de dúvida, o morador pode agendar a visita da equipe da Divisão de Hidrômetro, que irá indicar o espaço correto. O contato pode ser feito pelo telefone (53) 3025.3834. O fornecimento e a instalação do aparelho é responsabilidade do Sanep, porém a preparação do local, a guarda e a conservação é obrigação do proprietário."

A autarquia também divulgou imagens de hidrômetros mal instalados. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morre o arquiteto Ari Marangon Anterior

Morre o arquiteto Ari Marangon

UFPel oferta vagas para refugiados senegaleses Próximo

UFPel oferta vagas para refugiados senegaleses

Deixe seu comentário