Resíduos
Sanep retoma ligações de esgoto no Laranjal
Em torno de 200 residências serão notificadas
Gabriel Huth -
O Sanep retomou nesta segunda-feira o programa para ligações de esgoto no Laranjal. Equipes atuarão no bairro para notificar 213 imóveis localizados em ruas atendidas pela rede de esgoto, mas que ainda não fizeram a ligação residencial. Os proprietários terão 90 dias para realizar adequações. Passado este período, serão cobrados com a tarifa do esgoto. No caso do bairro, o valor será de 80% da tarifa de água, conforme prevê a lei (veja quadro). O trabalho é coordenado pela Divisão de Fiscalização do Sanep, que faz os comunicados de casa em casa.
Nesta segunda etapa do programa, as notificações são no quadrilátero entre as avenidas Joaquim Augusto Assumpção e Espírito Santo, e ruas Santiago, Morro Redondo e Caçapava do Sul. Na manhã desta segunda, primeiro dia de atividades, o movimento foi tranquilo e poucos moradores tinham conhecimento do trabalho. Conforme informações do Sanep, um morador já esperava a equipe e aguardava orientações para encaminhar a ligação.
Na rua Santiago, os moradores Eliane e Francisco Bender fizeram a ligação ainda em 2011. Morando no local desde a década de 1990, acompanharam toda a construção de redes e são críticos de serviços mal feitos na época, além de problemas de drenagem nos arredores de casa. Na rua onde moram, acreditam que a grande maioria já realizou as ligações. Na avenida Joaquim Augusto de Assumpção, os moradores ouvidos pela reportagem também relataram ter feito a ligação e já estarem pagando a taxa de esgoto.
Através de um financiamento do Banrisul, o Sanep licitou a execução de redes no Laranjal. Duas empresas, vencedoras do processo licitatório, abandonaram as obras e causaram uma série de problemas para a autarquia e para os moradores. Além de deixar as obras, as empreiteiras também não informaram a localização de esperas para receber as ligações das casas. O trabalho precisou ser refeito. "É um trabalho pra fazer valer este investimento, feito anos atrás pela prefeitura, e as casas nunca foram notificadas para ligar", explica Alexandre Garcia, diretor-presidente do Sanep.
Planejamento para notificar
Durante todo o mês de agosto, equipes da autarquia trabalharam nas redes para verificar a situação em cada local. Além de limpeza, foi realizado jateamento para deixar a tubulação pronta para as ligações. Com o serviço finalizado e revisado, agora é a vez das residências fazerem a ligação. Outras novas áreas também estão em preparação para, após a revisão da rede, notificar os moradores. Esta nova bacia, como chamam os técnicos do Sanep, também é no Laranjal e será a terceira fase destas ações.
Equipes próprias já trabalham nos locais para mapear e limpar a rede de tubulações. Todo o efluente coletado é tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Laranjal. Além de trazer benefício para os próprios moradores, a ação também é refletida no meio ambiente, uma vez que os resíduos são tratados antes de voltar para o canal São Gonçalo. "Além do aspecto ambiental, viabiliza a utilização de milhões de reais investidos pela prefeitura em redes que estavam subutilizadas", reforça Alexandre.
Como será
As notificações vão continuar até que todas as residências recebam o Sanep. Equipes vão trabalhar de segunda a sexta-feira, duramte manhã e tarde. No caso dos moradores não serem encontrados, serão feitos plantões em finais de semana para garantir que todos sejam informados.
Como funciona a tarifa do esgoto:
- Quando coletado e tratado, é cobrado 80% da tarifa da água.
- Quando há coleta e afastamento, porém sem tratamento, é cobrado 60% da tarifa da água.
- Quando lançado diretamente no sistema de drenagem, é cobrado 30% da tarifa da água.
- Não há cobrança quando for lançado diretamente no sistema de drenagem superficial, sem manutenção e desobstrução do Sanep.
- Templos religiosos são isentos da tarifa.
(Lei Municipal Nº 6.294, de 02 de dezembro de 2015)
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário