Requalificação
Sanep vai fazer limpeza completa do R15
Toda a estrutura do reservatório do Laranjal será higienizada com água bruta; abastecimento não será afetado
Durante o final de semana, o Sanep intensifica as ações de requalificação do R15, reservatório responsável pela distribuição de água na praia do Laranjal. A partir de sábado (6), toda a estrutura será limpa com água bruta, ou seja, sem utilizar água tratada (potável). O serviço, que não afetará o abastecimento da região, antecede a pintura completa do reservatório, que também receberá manutenção hidráulica e renovação das bombas do sistema de abastecimento.
Além disso, nos próximos dias, os dois contêineres utilizados para o tratamento móvel da água no R15 serão trocados por novos equipamentos. As estruturas conectadas ao reservatório tratam 100 litros de água por segundo, captadas a partir do arroio Pelotas. Desde 2018, o Sanep investe no sistema pioneiro de distribuição, idealizado para amenizar problemas de abastecimento no Laranjal, principalmente, no verão.
Entenda
Para trazer a água até as estruturas, a autarquia instalou tubulações em uma área particular cedida. Do arroio, ela se desloca por 3 mil metros em canal aberto e 1,3 mil metros de rede enterrada pela avenida Adolfo Fetter, até chegar ao R15, interligado nos contêineres. A filtração da água é feita por membranas de fibra oca. Em abril, o Sanep interrompeu este sistema de abastecimento devido à salinidade que atinge o arroio Pelotas. Enquanto a situação não se normaliza, retomou o sistema antigo de distribuição de água, direcionando o fornecimento através do reservatório R8, localizado na rua Mário Peiruque.
O reservatório R15, localizado no Balneário Santo Antônio, foi construído em 1996 e tem capacidade para 2000 m³ de água.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário