Preocupação
Santa Bárbara abaixo do normal
Barragem começa a encarar as consequências da estiagem e registra 1,71 metro abaixo do nível do vertedouro
Carlos Queiroz -
Quem trafega pelo quilômetro 522 da BR-116, local onde é possível observar a barragem Santa Bárbara, já pode perceber os troncos das antigas árvores dando nova forma à paisagem, ou seja, sinal visível que o nível de água está abaixo do normal. Consequência da estiagem vivida no estado, a barragem está 1,71 metro abaixo do nível do vertedouro e caindo de dois a três centímetros diariamente.
O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, afirma que a situação ainda não é de alerta. Diariamente a barragem é monitorada e com a atual situação o acompanhamento está ainda mais intensificado, garante. A dificuldade que acontece quando o nível está abaixo do esperado é a captação de água, pois para o produto apresentar mais qualidade é necessário buscá-lo nos pontos mais profundos. Uma das consequências do atual momento é o aumento de produtos químicos utilizados no tratamento. Isso causa demora no processo e custos maiores ao Sanep. Garcia garante que nessas situações o sabor da água não é afetado.
A medida preventiva tomada pela autarquia é a instalação de mais um ponto de captação de água flutuante - a barragem já conta com um fixo e um flutuante. Desse modo, caso a estiagem permaneça, será possível seguir captando em pontos profundos. "Se precisar, ele está pronto para começar a funcionar", explica Garcia. Confiante que ainda exista uma margem de segurança boa, ele acredita que pelos próximos dez dias a população não precise se preocupar. "É difícil precisar em números, pois vários fatores influenciam", completa.
Um ponto destacado pelo diretor-presidente é a chuva no interior e em alguns municípios vizinhos. Como a barragem recebe as precipitações de uma zona de 9.500 hectares quadrados, não precisa necessariamente chover em Pelotas para o nível começar a normalizar. Além disso, comparando com outras épocas, como a seca do final do ano de 2017, a barragem captou água mesmo estando 1,90 metros abaixo do nível do vertedouro. Por isso, ele não acredita que existirá grandes dificuldades na busca da água bruta.
Previsão para semana
De acordo com os dados da Metsul Meteorologia, os próximos dias não são animadores. Para esta terça-feira, há possibilidade de garoa. Quarta, quinta e sexta-feira a previsão aponta sol e calor. O fim de semana chega junto com uma frente fria que deverá gerar mais nuvens do que chuva. Para março a tendência é manter a irregularidade de chuvas na região. Esse cenário faz a instituição analisar como preocupante as próximas semanas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário