Evento

Segunda marca o começo da 91ª Expofeira

Multifeira inicia com dois grandes eventos, o Simpósio de Oviniculotura e o Seminário de Gestão Pública

Infocenter -

A 91ª Expofeira de Pelotas inicia nesta segunda-feira (9) às 8h, no Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes, da Associação Rural de Pelotas (ARP), com os sete auditórios lotados pela realização de seminário, painéis e simpósio das cadeias produtivas e do agronegócio, além das semanas acadêmicas de cursos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Anhanguera. A entrada dos mais de três mil animais para uma das maiores mostras de genética do Estado começa na terça-feira (10).

Mais de 160 atividades relacionadas ao turismo rural no Mercosul, agricultura familiar, pecuária de corte e leiteira, cavalo crioulo, ovinocultura, olivicultura, vitivinicultura, fruticultura, produção de grãos, florestas plantadas, políticas públicas, infraestrutura, crédito, questões legais, crédito e segurança serão realizadas durante a Expofeira, que inicia ainda com o 16º Simpósio de Ovinocultura da Região Sul e almoço dos prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), no Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos, segundo informa a responsável pela organização da feira e programação de shows, Kênia Pinheiro, da X13 Produções.

O 16º Simpósio de Ovinocultura da Região Sul começa a partir das 8h30min, na Casa da Amizade, e é uma iniciativa da Associação dos Médicos Veterinários da Zona Sul, Casa da Ovelha e Faculdades de Veterinária, Zootecnia e de Agronomia da UFPel e vai abordar a criação de cordeiros e mercado mundial, confinamento de ovinos, cuidados e nutrição.

A organizadora, Cristina Soares Ribeiro, informa que o espaço tem capacidade para 300 pessoas, já confirmadas. "Foi bem procurado, pois tem palestrantes de renome nacional e internacional", enfatiza. Temas relevantes, como as Miíases nos ovinos e em seres humanos, que vai mostrar as perdas, altos custos e grandes riscos para a saúde, estão entre os principais conteúdos do simpósio.

Técnicos do Brasil e Uruguai vão participar e apresentar projeto piloto para o controle e erradicação da mosca da bicheira no Brasil, fortalecendo o trabalho realizado no Uruguai, Argentina, Paraguai, Estados Unidos e Panamá. "Queremos fazer um movimento em nível nacional e estamos começando pelos produtores", frisa Cristina. Ainda, o gestor rural e engenheiro civil André Camozzato vai falar sobre Pensando Cordeiros e o zootecnista Sérgio Carvalho, sobre confinamento de ovinos.

Seminário de Gestão Pública
Neste primeiro dia de Expofeira também acontece o Seminário de Gestão Pública e Desenvolvimento Territorial, que tem por objetivo discutir o desenvolvimento regional e propor análise de estratégias. Entre os palestrantes estão o professor Ezequiel Megiato, que abordará o trabalho do Escritório de Desenvolvimento Regional como grande observatório da região Sul e o aprendizado com a experiência da Universidade de Milão.

A presidente da Federasul, Simone Leite, o vice-presidente de integração, Rodrigo Costa, e o vice Sebastião Ventura integram o painel Engajamento Cívico e Protagonismo, sobre a participação da sociedade civil e das instituições para conquista do espaço político necessário ao desenvolvimento.

O ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, também é um dos palestrantes no Seminário de Gestão Pública. Ele vai falar sobre Liderança Política e o que aprendeu sobre a Moderna Gestão Pública nos estudos realizados na Universidade de Columbia. Ainda, o consultor Mateus Bandeira, ex-presidente do Banrisul, abordará o que visualiza para o País e para o Estado após a crise política e econômica.

Programação cultural
Este ano, pela primeira vez a programação cultural, no palco livre, terá entrada franca. Só será cobrada a taxa de estacionamento, R$ 10,00. Quem abre o calendário de shows, às 19h, é a dupla Matheus e Felipe. Após, a apresentação será da Banda Portal 4.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Chega a dez o número de mortos em creche Anterior

Chega a dez o número de mortos em creche

Chuvas atrasam plantio de arroz Próximo

Chuvas atrasam plantio de arroz

Deixe seu comentário