Investigação
Segundo caso de suspeita de coronavírus em Pelotas é descartado
A confirmação foi feita pelo Lacen e município segue atento ao surgimento da doença
Paulo Rossi -
O Laboratório Central do Estado (Lacen) descartou a suspeita de coronavírus em Pelotas, conforme resultado entregue, na madrugada desta sexta-feira (13), à Vigilância Epidemiológica (Vigep) do Município, pertencente à Secretaria da Saúde (SMS). Na noite de terça, um homem de 42 anos, morador de Veneza, na Itália, apresentou sintomas similares aos da gripe e buscou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal, local em que submeteu-se a exame médico e, após a suspeição, orientado a permanecer em isolamento domiciliar.
Essa foi a segunda suspeita da enfermidade não foi confirmada na cidade, cujo governo segue atento ao problema e tem investido na capacitação das suas equipes de saúde. A gestão municipal, junto aos demais órgãos de saúde de Pelotas, já definiu as práticas e o fluxo de atendimento de casos suspeitos, por meio do chamado Plano de Contingência do Novo Coronavírus – Covid-19, baseado em estratégias indicadas pela Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde. Na próxima semana, será a vez das escolas serem orientadas sobre o tema.
Relembre
Trata-se do segundo caso suspeito da patologia em Pelotas. O primeiro, notificado em janeiro, foi rapidamente excluído pela Vigilância Epidemiológica, que, em seguida, criou um fluxo de atendimento aos suspeitos de covid-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, mais conhecido como coronavírus. Caso você identifique um ou mais dos sinais abaixo e tenha viajado, nos últimos 14 dias, para países com surto confirmado da doença, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal. Evite ir ao Pronto-Socorro de Pelotas (PSP), onde serão atendidos apenas os casos de urgência e emergência.
Sintomas
Os sintomas clínicos do novo coronavírus são semelhantes aos da gripe ou resfriado. Em casos mais graves, podem ser iguais à pneumonia, com infecção do trato respiratório inferior. Geralmente, o paciente apresenta febre, tosse e dificuldade para respirar. Cabe ressaltar que esses indícios devem estar associados a viagens, nos últimos 14 dias, para países com surto confirmado da enfermidade.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário