Evento
Semana da Mulher é aberta no Pestano
Prefeita Paula reforçou a importância dos jovens na construção de um mundo com mais respeito e menos preconceitos
A Semana da Mulher foi, oficialmente, aberta nesta terça-feira (12), em cerimônia realizada no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Caruccio. A prefeita Paula Mascarenhas reforçou a necessidade respeitar o espaço e a fala das mulheres, e a importância dos jovens na construção “do mundo que sonhamos”.
Com o auditório lotado por estudantes, a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Diná Lessa, pediu um minuto de silêncio por um ano da morte da vereadora carioca, Marielle Franco. O resultado surpreendeu. Os adolescentes realmente fizeram silêncio. Em sua fala, Paula mencionou o fato. Ela afirmou que Marielle foi uma “mulher vítima de violência, que perdeu a vida porque tinha ideias e falava”.
Sobre os preconceitos, que distanciam pessoas por sua cor de pele, gênero ou conta bancária, Paula chamou os estudantes para a responsabilidade que carregam:
A prefeita também lembrou que 60% dos casos de violência contra mulheres é cometido dentro da própria casa, pelos seus companheiros, onde elas deveriam ter mais acolhimento, afeto e segurança. Ela diz que a aposta para a mudança dessa realidade tem que ser nas crianças e adolescentes, para que vejam que o respeito tem que estar acima do ódio, que o afeto deve predominar sempre, que se deve olhar pro outro e entender que pensar diferente não o faz inferior.
O Ônibus Lilás percorrerá bairros da cidade e a zona rural, orientando sobre os direitos da mulher e violência.
Também participaram da cerimônia o vice-prefeito, Idemar Barz; a responsável pelo Centro de Referência e Coordenadoria da Mulher, Myryam Viegas; a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Maria Angélica Gentilini da Silva – que antes da cerimônia fez um bate-papo sobre violência contra mulheres aos alunos; a vereadora Daiane Santos; a responsável pela Casa de Acolhida Luciéty, Maria José Garcia; o secretário de Assistência Social (SAS), Luis Eduardo Longaray; o diretor da Emef, Alexandre Lemos Vieira.
Veja aqui a programação completa, que se estende até o dia 30 de junho e conta com ações descentralizadas para atingir maior número de pessoas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário