Comemorações

Eu sou do Assis

Direção do Instituto lança programação dos 90 anos do educandário

Gabriel Huth -

Na jornada quase centenária, o imponente Instituto de Educação Estadual Assis Brasil (IEEAB) conclama seus alunos, ex-alunos e toda a comunidade acadêmica que teve e ainda tem relação afetiva com o educandário a comemorar os 90 anos. Várias são as atividades programadas, mas uma delas está sendo colocada como prioridade: recuperar a estrutura do prédio, que pede socorro. A verba disponível pela Secretaria Estadual de Educação não é suficiente e a direção da escola está de braços abertos para qualquer tipo de ajuda.

Em visita ao Diário Popular, o diretor da escola Fábio Padilha, o vice-diretor Carlos Henrique Carvalho, a colaboradora e ex-professora Maria Alice Lemos e a secretária de Governo Clotilde Conceição Vitória, que representou a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), pediram à diretora do Diário Popular, Virginia Fetter, apoio na divulgação das atividades que se iniciam em abril, com a Festa da Páscoa. O ponto alto das comemorações será um grande baile no final de junho, mês de aniversário.

Diante da realidade da escola, que sofre com a deterioração da pintura, das esquadrias e do piso, a comissão resolveu aproveitar a celebração para fazer um chamamento à comunidade Assis Brasil através de qualquer colaboração, como tintas, por exemplo. "Para isso, nós criamos o e-mail: [email protected], para que as pessoas possam nos contatar e ajudar", explicou Maria Alice. Ela conta que há R$ 52 mil em verba do Estado disponível para melhorias do educandário, mas o valor não é suficiente para todos os reparos que a estrutura exige.

Clotilde, como representante do Executivo, disse que a prefeita tem um carinho muito grande pelo Assis Brasil, pois estudou lá desde o jardim da infância até a antiga 8ª série. A prefeitura já providenciou a pintura de uma faixa de segurança em frente à entrada principal, pela rua Antônio dos Anjos. "Também poderemos intermediar a possibilidade do uso da mão de obra prisional na realização das melhorias do prédio", assinalou a secretária.

Todos pela escola

Os desafios de se educar em uma era digital tem colocado à prova o papel dos professores. Para o vice-diretor Carvalho, "as tecnologias são ferramentas para nos servir e não para nós servirmos a ela". Gerar atrativos para alunos e pais, fazer a comunidade se sentir pertencente à escola e utilizar as redes sociais de forma positiva são alternativas pensadas pelo diretor. "A escola precisa se reinventar. Hoje os alunos são muito imediatistas e precisamos acompanhá-los."

História

O IEEAB é o segundo maior colégio do Estado e atualmente conta com 1,5 mil alunos e 120 professores. A escola oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental de nove anos, ensino politécnico, curso normal, aproveitamento de estudos, classe especial para surdos e Educação de Jovens e Adultos. Destaca-se ainda pela formação de docentes para a Educação no Estado.

 

Programação de aniversário prevista

Abril - Festa da Páscoa
Maio - Dia da Solidariedade e Escola sem Homofobia
Junho - Baile Comemorativo aos 90 anos
Agosto - Dia do Estudante
Setembro - Festa Farroupilha
Outubro - Semana da Educação "90 Anos de História"
Novembro - Semana da Consciência Negra
Dezembro - Mostra de Conhecimento

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Semana da Mulher é aberta no Pestano Anterior

Semana da Mulher é aberta no Pestano

Semana do Sono foca nos idosos Próximo

Semana do Sono foca nos idosos

Deixe seu comentário