Futuro

Seminário debate o plano de mobilidade urbana

Ainda em fase de concepção, projeto foi debatido por especialistas na área viária em evento no Paço Municipal

Jô Folha -

Como parte do Plano de Mobilidade Urbana de Pelotas, previsto para ser concluído no próximo ano, a prefeitura realizou nesta quarta-feira (5), no Salão Nobre do Paço Municipal, um seminário com especialistas da área viária. Este é um dos passos ligados à consulta da comunidade e autoridades no assunto para mapear as principais necessidades a serem inclusas no projeto.

O evento contou com os palestrantes Maurício Polidori, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), especialista em planejamento ambiental, mestre em planejamento urbano e doutor em ciência; Cláudio de Ugalde, arquiteto da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), que abordou a acessibilidade viária. Mesmo sem conhecer Pelotas, explicou como funciona a problemática geral dos meios e modos na mobilidade. A mestre em transportes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marta Obelheiro, encerrou o seminário trazendo sua experiência como coordenadora de projetos de segurança viária do WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

Em conversa com a reportagem, Polidori comentou que esta fase é justamente para descobrir a questão mais urgente, partindo de um processo da base para o topo, considerando a opinião pública coletiva. Assim, se chegará a uma conclusão, que poderá ser surpreendente, na sua concepção. Tal compilado de informações deverá revelar as prioridades de Pelotas. "Precisamos identificar junto à sociedade nossos problemas e possibilidades", definiu.

Ao longo da palestra, lembrou que o planejamento urbano é essencial, porém só funciona se trabalhado junto com outros planos, como o regional e o estratégico. O meio ambiente foi um dos destaques de sua fala. "Não é possível pensar na mobilidade sem considerar a natureza", pontuou.

Além de autoridades e palestrantes, a população se fez presente no evento. Para o mototaxista Oldair José, há 20 anos na profissão, o evento serviu para ver quais os passos serão tomados. Convivendo diariamente no trânsito, ele considera o crescimento dos últimos anos assustador, mas vê com otimismo a possibilidade de um plano para melhorar a questão.

Andamento
O plano de trabalho foi apresentado em abril e a fase inicial, de diagnósticos, deverá terminar em outubro. Após isso, outro semestre deverá ser destinado à construção e à análise metodológica do processo, segundo o arquiteto e coordenador executivo do plano de mobilidade, Evaldo Kruger. Ele destacou a necessidade da participação da comunidade para fazê-lo funcionar. O momento atual é de coletar dados ainda não obtidos nas consultas anteriores, como a origem e o destino de quem se locomove dentro da cidade. Outro dado sendo obtido é o de quem sai de Pelotas e quem vem de outros municípios diariamente.

Contribuição on-line
O pelotense também pode contribuir através de um site. Até o momento, 210 pessoas elencaram, por ordem de importância, os setores que merecem atenção prioritária. Com 35%, o sistema viário - sinalização e pavimentação - foi considerado como a área mais importante a receber investimentos, seguido por transporte coletivo (21%), calçadas (21%), acessibilidade (12%) e ciclovias (10%).

Além das respostas à enquete, cerca de 40 e-mails já foram enviados; reivindicações sobre calçamento, transporte público e trânsito foram recorrentes. Demandas sobre a necessidade de mais ciclovias conectadas, maior frequência de linhas específicas de ônibus e implementação de modais alternativos também foram apontadas.

(Com informações da Ascom)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quatro lobos marinhos são soltos no mar Anterior

Quatro lobos marinhos são soltos no mar

Mostra fotográfica é aberta no Foro Trabalhista de Pelotas Próximo

Mostra fotográfica é aberta no Foro Trabalhista de Pelotas

Deixe seu comentário