Aniversário

Shopping Pelotas completa dez anos com planos de expansão

Administração avalia positivamente atuação do empreendimento junto à comunidade; expectativa é aumentar espaço físico nos próximos anos

Foto: Jô Folha - DP - Chegada do shopping na cidade teve grande impacto no comportamento da comunidade

Na terça-feira (3), o Shopping Pelotas completou dez anos de existência. Com cerca de 900 empregos direta e indiretamente vinculados ao local, o espaço chega ao seu décimo aniversário com uma nova gerência, expectativas de expansão para os próximos anos e boa avaliação do papel do empreendimento para a população, economia e turismo pelotense e da Zona Sul.

Entre muitas mudanças, a chegada do shopping em Pelotas teve um grande impacto no comportamento da comunidade. Para o coordenador de administração geral da AD Shopping, empresa que administra o Shopping Pelotas, Mário Almeida, essas mudanças se estendem para diversos setores e outros municípios da região, como São Lourenço do Sul, Canguçu e Camaquã. "Cerca de 25% do nosso público é da região. Uma coisa importante que o shopping trouxe foi essa capacidade de gerar fluxo regional. Quando a pessoa vem de fora, ela agrega não só ao shopping, mas tem que abastecer o carro, dormir num hotel", explica.

Almeida avalia que, cada vez mais, os shoppings atuam como espaços de convivência para além das compras. "O shopping deixou de ser, já há alguns anos, um centro de compras. Shopping é, cada vez mais, uma experiência", comenta. A versão pelotense, para o gestor, é de sucesso. Atualmente, 48 lojas estão operando no local desde sua inauguração. Uma delas, a empresária Teresa Regina de Oliveira, que ao longo do tempo abriu uma segunda loja no local, exemplifica porque continua investindo no empreendimento. "Passei a vida inteira querendo um shopping em Pelotas. Quando se fez, achei um máximo. Tô muito feliz mesmo, inclusive é a segunda loja que tenho em Pelotas que mais vende. Jamais pensei, mesmo na pandemia, em fechar as lojas. Acredito muito no shopping", comenta.

Por que ir ao Shopping?
Segurança, tarefas, praticidade. Muitos motivos podem levar os consumidores aos corredores do shopping. No caso do técnico de informática Leandro Santana, 48, que mora em Camaquã, o passeio surgiu para agradar o filho em uma visita a Pelotas. "A gente dificilmente vem. Minha esposa tinha que fazer uns documentos aqui [em Pelotas] e a gente quis trazer ele. Eu não sou muito chegado, mas ele aproveita bem", comenta. Para Angelo, de sete anos, o dia rendeu presentes e, também, uma oportunidade de comer em uma rede de fast food que não tem na cidade natal. "Eu fui ali na área dos jogos também. Deu pra aproveitar", conta o pequeno.

Já na praça de alimentação, Gladis Pinheiro, 60, passeava com a neta Julia Vasconcelos, de dez anos. "Venho raramente no shopping. Gosto de comer aqui e ir ao cinema", diz a menina. "Ela gosta também dos brinquedos", complementa a avó. A menina, que já morou em Florianópolis, onde há mais opções de shoppings, acrescenta que pista de patinação e outra opção de alimentação são coisas que ela gosta e que poderiam fazer parte do empreendimento pelotense.

Planos para o futuro
Ao Diário Popular, o coordenador da AD Shopping deu uma prévia do que vem por aí nos próximos anos. "A ideia que estamos trabalhando, que já temos arquitetos contratados e projetos, é uma expansão em duas etapas. Nosso shopping tem que crescer para frente, então precisamos abrir um novo acesso para fazer isso. Essa é a primeira parte", comenta Almeida. A etapa inicial, que deve se concretizar até 2025, prevê a construção de um deck parking (estacionamento) de três andares na lateral esquerda do shopping, para o lado da avenida São Francisco de Paula, e a instalação de operações ligadas ao setor automotivo e gastronômico.

Na data do décimo aniversário, também chegou ao shopping o novo gerente geral, Daiçon Maciel, que tem a tarefa de estar à frente dessa nova fase. "É momento de entender esses projetos para colocar o shopping sempre a frente das necessidades da cidade. A cidade vem crescendo também. Os próximos cinco anos são de crescimento. É uma cidade que oferece para toda a região o que tem de melhor em saúde, educação e varejo", complementa o gestor recém-chegado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aumento da área de Zoneamento para Atividade da Silvicultura gera polêmica Anterior

Aumento da área de Zoneamento para Atividade da Silvicultura gera polêmica

UFPel lança campanha de doação de livros infantis às escolas do Vale do Taquari Próximo

UFPel lança campanha de doação de livros infantis às escolas do Vale do Taquari

Deixe seu comentário