Solidariedade

UFPel lança campanha de doação de livros infantis às escolas do Vale do Taquari

Recolhimento já acontece em diferentes locais

Foto: Italo Santos - DP - Campanha busca arrecadar livros para as crianças das cidades atingidas pelas enchentes no Vale do Taquari

João Pedro Goulart 

[email protected] 

(Estagiário sob supervisão de Lucas Kurz)

Na tarde de terça-feira (3), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio da professora universitária Renata Requião, realizou a abertura de uma campanha que visa a arrecadação de livros para as crianças das cidades atingidas pelas enchentes no Vale do Taquari, especificamente Muçum e Roca Sales, ocorridas ainda no mês passado. O evento aconteceu na Biblioteca do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

A professora Renata aproveitou o vasto número de instituições de educação em Pelotas para pôr em prática a ideia de uma grande campanha de arrecadação de materiais de literatura infantil. Livros estes que serão direcionados posteriormente aos colégios das cidades afligidas pela tragédia, e auxiliarão no processo de restabelecimento do sistema de ensino. "Elas perderam não só as suas casas, fundamentais para uma criança ficar em equilíbrio, mas também o segundo lar, que é a escola. Roca Sales tem uma biblioteca municipal, também perdeu praticamente tudo. Todo acervo dessas escolas e biblioteca foram perdidos", relatou a idealizadora do projeto.

A Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), ressaltou o quão simbólico é esse tipo de doação em momentos de calamidade. "A gente sabe o quanto a literatura e a arte em geral são pontos de apoio, ajudam também a sobreviver, abrir portas e janelas para um mundo melhor, mais humano, mais generoso, e é isso que a gente quer para essas crianças" salientou.

Já a Reitora da UFPel, Isabela Andrade, parabenizou a iniciativa e deixou evidente o significado que ações como esta têm, não somente para as universidades, mas para toda a cidade de Pelotas. Segundo ela, "é bom fazer uma iniciativa pequena, simples, mas sabendo que um gesto que leva alegria, tranquilidade, leveza e serenidade nesse momento tão difícil que a gente tem passado." Além disso, colocou que todas as bibliotecas da UFPel são pontos para coleta de livros infantis.

Também são pontos de arrecadação todas as bibliotecas da UFPel, da UCPel, do IFSul, escolas municipais, Prefeitura, Livraria Vanguarda, Restaurantes da Quinzena Gastronômica e Câmara Pelotense do Livro. O projeto se estende até o dia 15 de novembro, quando tem fim a Feira do Livro de Pelotas.

Relembre
As inundações no Vale do Taquari, que incentivaram a proposição da iniciativa, atingiram fortemente as cidades da região, deixando um rastro de destruição sem precedentes no estado do Rio Grande do Sul. Muçum e Roca Sales, enfrentaram as piores situações de devastação com a ascensão do Rio Taquari, tendo casas, prédios e escolas completamente devastadas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Shopping Pelotas completa dez anos com planos de expansão Anterior

Shopping Pelotas completa dez anos com planos de expansão

Prefeitura interdita sete casas no Barro Duro por causa da erosão Próximo

Prefeitura interdita sete casas no Barro Duro por causa da erosão

Deixe seu comentário