Estiagem
Situações de emergência de Pelotas e Arroio do Padre são reconhecidas
Com a homologação dos dois decretos pelo governo federal, a Zona Sul já conta com mais da metade dos municípios contemplados
Mais dois municípios da Zona Sul tiveram nesta segunda-feira, os decretos de situação de emergência homologados pelo governo federal. Desta vez, Arroio do Padre e Pelotas foram contemplados. Em um cenário de prejuízos causado pela falta de chuva, os produtores rurais que somam perdas nas lavouras devem receber ajuda. Agora, 13 cidades da região têm o reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em função da grave estiagem.
Em Pelotas, as lavouras de milho são as mais atingidas, com os danos chegando a 30%. A estiagem também prejudicou as culturas de soja (15%) e fumo (20%). Ao todo, os prejuízos passam dos R$ 40 milhões, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR). De acordo com o Sanep, não houve aumento no número de famílias cadastradas para o recebimento de água potável em caminhões-pipa e, no momento, 360 famílias contam com esse auxílio. No entanto, para essas residências o serviço é ofertado durante o ano inteiro e não possui relação com o período de seca.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, diz que, embora o município não tenha sido o mais atingido na região, também contabiliza perdas. Ele destaca que o reconhecimento federal irá possibilitar aos produtores rurais renegociar dívidas e solicitar prazos aos credores. Além disso, adiantou que a SDR está trabalhando em projetos para ajudar os atingidos, como, por exemplo, a abertura de açudes. "Esse reconhecimento é ótimo, pois de qualquer política pública que for criada daqui para frente Pelotas estará participando", comenta. Atualmente, com auxílio do governo do Estado, dez açudes já estão sendo construídos e outros dez serão feitos em breve.
Perdas em diversas áreas
No Arroio do Padre, a falta de chuvas atingiu principalmente a produção de hortaliças, de acordo com o chefe do escritório municipal da Emater, Ricardo Bonini. Além disso, perdas também foram registradas nas lavouras de fumo (de 15 a 20%), soja (de 25 a 30%), milho para silagem (25 a 30%) e milho para grãos (em torno de 20%). A produção leiteira também apresentou redução, segundo Bonini.
Ele conta que as chuvas da última semana e as baixas temperaturas puderam amenizar a situação, porém as precipitações não foram suficientes para encher os reservatórios. Atualmente, aproximadamente 37 famílias contam com o auxílio de caminhões-pipas para receber água em suas residências. A prefeitura do município também já realizou a abertura de poços em algumas propriedades.
Pedido de ajuda para a região
Está marcada para esta quarta-feira, às 14h30min, em Porto Alegre, uma reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) com responsáveis pela Defesa Civil estadual. O objetivo é tratar sobre os recursos às cidades e o auxílio do Estado para enfrentar a estiagem na região.
Já confirmaram presença no encontro representantes do Chuí, do Capão do Leão, Morro Redondo, Pedro Osório, Santana da Boa Vista, Arroio Grande e Herval.
Situação de emergência na Zona Sul
- Amaral Ferrador X
- Arroio do Padre X
- Arroio Grande X
- Candiota
- Canguçu X
- Herval X
- Jaguarão X
- Morro Redondo X
- Pedras Altas X
- Pedro Osório
- Pelotas X
- Pinheiro Machado X
- Piratini
- Rio Grande X
- Santana Boa Vista
- Santa Vitória do Palmar
- São José do Norte X
- São Lourenço do Sul X
* X - Decreto reconhecido pelo governo federal
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário