Exemplo

Tecendo carinho para aquecer o próximo

Amor em Pedaços organiza grupo on-line de confecção de peças de lã para doação a crianças e idosos

Jô Folha -

Uma iniciativa que aquece o coração e aqueles que precisam de ajuda: esse é o Amor em Pedaços. O projeto reúne, em um grupo on-line, 44 mulheres empenhadas em produzir peças de tricô como cobertores, casacos, sapatos e mantas para bebês recém-nascidos, mulheres em pré-natal, puérperas e idosos. Por meio da arte terapia, elas ajudam o próximo e enchem a rotina de alegria, fugindo do ócio do isolamento social.

Quem começou o grupo foi a Ivana Fabiani, 54, lojista que, com a pandemia, precisou fechar o espaço físico do próprio negócio. “Foi difícil, por um momento me vi sem saber para onde ir e o que fazer”, conta. Pensando sobre os hobbies antigos, lembrou do tricô que praticava quando criança, junto da avó. “Lembrei de coisas da infância, de ver minha avó tricotando, reunida com a família. Daí quis juntar as duas coisas: a conversa e o crochê”, completa. Aos poucos, reuniu alguns contatos, fez ligações e adicionou amigas e clientes em um grupo de WhatsApp; assim surgiu o Amor em Pedaços.

No grupo, cada colaboradora do projeto autônomo e independente envia fotos das peças prontas, que em breve servirão como fonte de calor para outras pessoas. “Tem sido muito bom para elas e para a comunidade. Foi criado um vínculo de amizade que segue um propósito, entre pessoas que nem se conhecem. É enriquecedor!”, destaca. As participantes têm idades entre 40 e 102 anos, o que demonstra a importância do projeto com aqueles que estão na terceira idade.

Depois de prontas, Ivana percorre a cidade e busca as peças na casa das colaboradoras. “Sempre seguindo os protocolos de segurança. Quem mora em apartamento, por exemplo, deixa (as peças) na portaria”, lembra. As roupas e cobertores são levados em Unidades Básicas de Saúde de Pelotas, como a UBS União de Bairros, no Jardim do Prado, e a UBS Py Crespo, ambas localizadas no bairro Três Vendas.

A rede solidária vai além da região. Neuza Maria Benites, 66, por exemplo, é moradora do Fragata e faz parte do grupo desde o início do projeto, em abril. A aposentada fica entusiasmada em participar do Amor em Pedaços e poder ajudar a comunidade. “É um trabalho muito bonito e gratificante”, ressalta. Como forma de preencher a rotina, o tricô também serve como uma distração em meio aos acontecimentos da pandemia.

O hobby já era prática conhecida há anos por Neuza, mas com os anos, acabou ficando de lado. “Na minha rotina eu fazia caminhada, academia, encontrava com as minhas amigas. E agora na pandemia fiquei sem essas atividades. Com o projeto, voltei a tricotar e agora quero fazer mais e mais”, alegra-se. Fora isso, saber que as cobertas e peças de vestuário ajudarão outras pessoas lhe dá mais vontade de ajudar. “Tem sido muito bom para mim. Todos os anos separo algumas roupas do guarda roupa que não usei e faço doações para o Exército da Salvação e a Campanha da Fraternidade (...) Essa é uma oportunidade de ajudar mais ainda quem precisa”, completa.

Quem recebeu, agradece

Na última semana, Ivana levou algumas das peças às UBS que recebem os materiais. Giordana Vargas, 26, recebeu um conjunto de calça, casaco e xale para a filha recém-nascida, a Maria Clara, que completou um mês. Com as doações, o enxoval da nenê ficou ainda maior - ajuda importante para a pequena, que tem mais duas irmãs. 

Giordana faz parte da equipe da UBS União de Bairros, atuando como agente de saúde, e por isso conhece os moradores da localidade do Jardim do Prado. “Sei que têm muitas pessoas que precisam disso, para mim foi muito bom receber. É um presente de algo que a minha filha ainda não tinha”, afirma.

Ajude e faça parte

Quem quiser participar do Amor em Pedaços ou doar novelos de lã para a iniciativa pode entrar em contato com Ivana. Os números são os (53) 9917-19874 ou (53) 99170-8011.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas tem 24 novos casos de infecção por coronavírus Anterior

Pelotas tem 24 novos casos de infecção por coronavírus

Cuba comemora ausência de transmissão local de Covid-19 Próximo

Cuba comemora ausência de transmissão local de Covid-19

Deixe seu comentário