Esfriou

Temperaturas voltam a cair no Estado

O ápice do frio será entre domingo e segunda-feira, devido a uma massa de ar polar que chega na sexta-feira

Paulo Rossi -

O frio está voltando com força para o início do mês de agosto. Na região de Pelotas, a chuva volta na quinta-feira (1) em razão de uma frente fria. A partir daí, as temperaturas caem. A partir de sexta-feira (2), uma massa de ar polar continental chega trazendo o ar seco e frio extremo para os gaúchos. De acordo com a previsão da MetSul Metereologia, entre domingo (4) e segunda-feira (5), a região terá as manhãs mais frias.

A frente fria começa nesta quinta-feira, acompanhada de chuva. Estael Sias, metereologista da MetSul, explica que o primeiro impacto da frente fria é a chuva, mas logo em seguida chega a massa de ar frio, responsável por empurrar a chuva. À noite, haverá uma queda rápida de temperatura. Em Pelotas, a mínima, pela manhã, será de 13ºC e, à tarde, 18ºC de máxima. Já na sexta-feira, uma massa de ar polar continental - que se forma no pacífico, cruza os Andes e chega ao Rio Grande do Sul - traz o período de frio extremo. O dia vai começar com muitas nuvens e pode ter garoa na madrugada, mas a temperatura vai caindo ao longo do dia. Em Pelotas, a mínima é de 7ºC, enquanto a máxima, 11ºC. Na região, as mínimas serão entre 2ºC e 3ºC, e a máxima, 7ºC e 8ºC.

O interessante, segundo Estael, é que essa massa possui a mesma trajetória que aquela que atingiu o estado no início deste mês. É importante destacar que existe outro tipo de massa de ar polar, a oceânica. Ela avança pelo oceano e perde um pouco das suas características. Por isso, não chega com tanta força, diferentemente da continental. A trajetória, portanto, é fundamental para definir a intensidade. A possibilidade de neve, no entanto, é pouco provável. Isso porque ela vai secar muito rápido quando a massa de ar polar chegar e quando o frio atingir o patamar que seria possível ter neve. "O Rio Grande do Sul tem sempre uma situação limite, quando tem frio suficiente, não tem chuva, e quando tem chuva, a temperatura não cai a níveis de formar neve", justifica Estael. Então, é difícil ter a conjunção dos fatores especiais que possam trazer neve.

É importante destacar que a partir de sábado serão três dias consecutivos com possíveis marcas negativas na região da Zona Sul. A metereologista cita as cidades de Pinheiro Machado e Herval como as principais afetadas. Sendo assim, as manhãs mais frias da região serão entre domingo e segunda-feira, com marcas abaixo de 0ºC. Será o ápice do frio. Dessa forma, o ar muito seco e frio já começa na sexta-feira e se intensifica entre sábado (3) e segunda-feira. Existe o risco de formação de geada. Isso pode ser significativo, inclusive, para a região de Pelotas, pegando trechos da zona Sul de uma forma geral, como em Jaguarão, Santa Vitória do Palmar e até mesmo Rio Grande.

Previsão para a semana em Pelotas
Quinta-feira (1/8)
Mínima de 13ºC
Máxima de 18ºC

Sexta-feira (2/8)
Mínima de 7ºC
Máxima de 11ºC

Sábado (3/8)
Mínima de 6ºC
Máxima de 13ºC

Domingo (4/8)
Mínima de 3ºC
Máxima de 15ºC

Segunda-feira (5/8)
Mínima de 4ºC
Máxima de 18ºC

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira as vagas do Sine Pelotas para esta quarta-feira Anterior

Confira as vagas do Sine Pelotas para esta quarta-feira

25 anos de plantar a semente e fortificar Próximo

25 anos de plantar a semente e fortificar

Deixe seu comentário