Obra

Tubulação da nova ETA chega ao centro

Equipes do Sanep vão atuar na Barão de Santa Tecla, ente Padre Felício e Antônio dos Anjos; quadra ficará sem água

O Sanep deu início na segunda-feira (20) a mais uma importante etapa da construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo. O serviço começou na esquina da Barão de Santa Tecla com a rua Antônio dos Anjos e seguirá até a avenida Bento Gonçalves. A tubulação de 700 milímetros será colocada quadra a quadra e haverá bloqueio parcial do tráfego de veículos. Conforme o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, a adutora passará pelo centro da cidade, pela rua Barão de Santa Tecla, a partir da 7 de Setembro até chegar no cruzamento da Andrade Neves com Pinto Martins. Nesta terça-feira (21), o trabalho segue na quadra seguinte, pela Barão de Santa Tecla entre as ruas Padre Felício e Antônio dos Anjos. O trânsito é bloqueado neste trecho, com permissão apenas de tráfego local dos moradores. Durante o serviço, há desabastecimento na quadra de atuação, já que é necessário paralisar a rede de água para colocação da tubulação. 

Linha de ônibus
O transporte coletivo urbano não sofrerá alterações com a obra. Os ônibus da colônia e os intermunicipais que seguem pela rua Santa Tecla deverão dobrar à esquerda na rua Padre Felício (ponto de interrupção) e seguir o seu trajeto pela rua Santos Dumont. A parada localizada na esquina com a Doutor Amarante será mantida normalmente.

ETA São Gonçalo
A adutora vai trazer a água tratada da Estação, localizada no Capão do Leão, até os reservatórios R1, na praça Piratinino de Almeida, e R4, na Andrade Neves esquina com Pinto Martins. O sistema adotado na nova ETA São Gonçalo é inédito em Pelotas. Os meios de abastecimento de água no município são provenientes de barragens, cujo volume de água está sujeito às variações climáticas - podem ficar comprometidos em períodos de seca. A captação direta do canal representa segurança e estabilidade de abastecimento. Com maior disponibilidade de água tratada na rede, haverá consequentemente uma melhor distribuição no sistema, com aumento significativo da oferta, principalmente em locais que hoje enfrentam problemas de abastecimento.

Falta d’água
Nesta terça também será realizada manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Bárbara, das 13h30min às 17h30min. Durante o período, haverá redução de pressão ou desabastecimento no Centro, no Fragata e nas Três Vendas, na região da Santa Terezinha. O serviço será executado em parceria entre a autarquia, a empresa Emetec e a CEEE, que programou o desligamento da rede.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morre aos 61 anos o jornalista Otavio Frias Filho Anterior

Morre aos 61 anos o jornalista Otavio Frias Filho

Realiza Digital forma mais 13 jovens Próximo

Realiza Digital forma mais 13 jovens

Deixe seu comentário