Saúde

UBS Balsa é requalificada com mão de obra prisional

Apenados trabalharam durante três meses na unidade, que será entregue hoje à comunidade

Paulo Rossi -

Desde novembro, cinco apenados do Presídio Regional de Pelotas (PRP) exercem os serviços de requalificação na Unidade Básica de Saúde Balsa, trabalho que se encerrou nos últimos dias. A unidade atende cerca de 15 mil moradores do bairro e será entregue, após as ações, à comunidade hoje, às 10h30min. A obra é responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), via projeto Mão de Obra Prisional no Sistema Único de Saúde.

Com a reforma, foi resolvido um problema crônico da unidade. As infiltrações do telhado já faziam parte da rotina de quem frequentava o local - ele foi restaurado e a parte interna, o teto, pintada. Tudo para impedir o surgimento de novas goteiras. Também foi criado um local próprio para o descarte do lixo hospitalar, que antes era feito de forma improvisada, por dentro da unidade. O novo espaço permite que o descarte seja realizado pela pátio da UBS, evitando o contato dos materiais com os profissionais e o público.

Cerca de R$ 25 mil foram gastos com a requalificação, segundo a secretária de Saúde, Ana Costa. O montante englobou uma reforma em todos espaços. Além das mudanças no telhado e no local de descarte de resíduos, um calçamento foi feito na entrada da unidade. Através do projeto, os detentos tiveram a possibilidade de aprender e receber capacitação em serviços de serralheria, pintura, reforma no sistema de esgoto e rede pluvial, instalação de pias, piso e identidade visual, como placas.

Mão de Obra Prisional no SUS
O convênio entre a SMS e o PRP surgiu em 2015, com a ideia do então coordenador de Saúde Bucal do município, Leandro Thurow. O projeto constrói-se em três pilares principais: reinserção social, economia dos gastos públicos e qualificação do serviço. O trabalho dos apenados é realizado com pequenos intervalos, nos prédios da rede pública de saúde da cidade, sem a necessidade de fechar a unidade para as obras.

A UBS Balsa é a 24ª na lista de reformas feitas nos prédios que pertencem ao SUS em Pelotas. Para Ana Costa, o trabalho permite a capacitação dos presos e é "tão bom ou melhor quanto os serviços costumeiramente contratados", afirma. O local tem um consultório pediátrico, um odontológico e tem espaço para o clínico geral, assistentes sociais e enfermeiras.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Consumidores voltam a circular pelo Pop Center, em Pelotas Anterior

Consumidores voltam a circular pelo Pop Center, em Pelotas

Próximo

Estrutura para atividades em altura do Tholl é interditada

Deixe seu comentário