Saúde

UBS Fátima deverá retomar atendimento nesta sexta-feira

Sobrecarga que aconteceu no último final de semana deixou a unidade sem luz e água

Desde o final de semana, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Fátima está sem atendimento à comunidade devido à falta de luz e de água. De acordo com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que administra a unidade em conjunto com a prefeitura, uma sobrecarga na instalação elétrica deixou o local desabastecido. O atendimento deverá ser retomado nesta sexta-feira.

A sobrecarga no sistema teria acontecido durante o final de semana, dias em a UBS permanece fechada. Entretanto, devido à ausência de atendimento no feriadão de segunda e terça-feira, o problema só foi percebido na quarta-feira pela manhã. Moradora do bairro Fátima, Maria Gilda Fernandes, passava pelo local em busca de informações sobre a reabertura. O marido, de 90 anos, teria uma consulta na tarde de quarta-feira, que não pode acontecer em função da falta de energia. "Ele entregou o exame que tinha feito na semana passada, porque a gente depende da UBS para tudo, ontem quando veio saber o que tinha dado, um moço devolveu o exame, falou que não tinha luz e água e que só no dia 16 ele poderia retornar", conta. "Eles nem viram o exame, nem nada, só disseram que no dia 16, olha o tempo que tem até lá".

Maria Gilda não foi a única a ir até a unidade e se deparar com as portas fechadas. Proprietária de uma loja de artigos religiosos em frente à UBS, Luciana Lopes, afirma que até o meio da tarde de ontem cerca de 30 pessoas já haviam ido até o local, que também serve como ponto de vacinação contra a Covid-19. "Eu tenho foto de quantas pessoas vieram até aqui hoje e voltaram. Como é vacinada toda a região, tem muito fluxo e é um postinho muito bom pois atende a muita coisa", relata.

Questionada, a UCPel informou que a manutenção nas unidades sob sua responsabilidade é realizada pela equipe do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e afirmou que durante a tarde de ontem esteve no local realizando os ajustes para que fosse possível uma abertura ainda nesta sexta-feira.

Quanto aos atendimentos que deveriam ter acontecido nesta semana, a faculdade afirma que, normalmente, na quinta-feira à tarde não ocorrem consultas médicas na UBS, limitando-se a acompanhamentos na área da enfermagem e acolhimentos. De acordo com o coordenador das UBS administradas pela universidade, Cayo Lopes, caso alguma pessoa necessite de reagendamento, com o retorno das atividades, os profissionais entrarão em contato com a população.

Vacinas perdidas

Uma das principais preocupações era quanto às vacinas armazenadas em refrigeradores. De acordo com a UCPel, os imunizantes que se encontravam na geladeira foram perdidos, caso da BCG e da H1N1. Entretanto, não houveram perdas nas vacinas contra a Covid-19, uma vez que a prefeitura havia feito o recolhimento na sexta-feira à tarde. Lopes ainda reafirma que o imunizante da Pfizer, após aberto, precisa ser utilizado rapidamente e o Executivo tem levado os frascos em uso para a imunização no Shopping. Quanto à perda de outras vacinas, ele afirma que eventualmente acontece, uma vez que não há como prever falta de luz nos bairros, e neste caso, o refrigerador ficou por um bom tempo desligado.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que 142 doses contra a Covid-19 estavam armazenadas. O material foi recolhido pela Vigilância Epidemiológica, seguindo o protocolo de quando há dúvidas sobre o estado dos imunizantes e passará por análise para verificar se as vacinas estão aptas ao uso.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Parceria com Senac garante desconto a servidores da Prefeitura Anterior

Parceria com Senac garante desconto a servidores da Prefeitura

Prova de Vida: salário de beneficiários do Prevpel será suspenso Próximo

Prova de Vida: salário de beneficiários do Prevpel será suspenso

Deixe seu comentário