Reinauguração

UBS Jair Bonow é inaugurada na Colônia Corrientes

Depois de dez anos de espera, posto de saúde chega com a notícia que terá médico três vezes por semana e um dentista

Por Jô Folha - Comunidade pode conhecer as instalações da UBS durante a inauguração

Por Cíntia Piegas

cintiap@diariopopular


Depois de dez anos de espera, a dona de casa Nelsa Becker, 66, foi a primeira a pedir receita na nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) na Colônia Corrientes, 6º Distrito de Pelotas. Pelo esforço e representatividade na comunidade rural, o espaço leva o nome do vereador Jair Bonow, que com apenas um ano e meio de mandato, morreu vítima de problemas respiratórios, em 2022. Com clima de novidade, conquista e nostalgia, a inauguração na manhã desta sexta-feira foi marcada por muita emoção dos familiares e de agradecimentos pelo Executivo.

A comunidade, que antes recebia atendimento em um tipo de galpão, ficou encantada com as instalações. Em grupos, visitaram cada uma das salas de vacinação, os três consultórios, o espaço odontológico e até mesmo a área de serviço. A unidade básica de saúde tem 316 metros quadrados e disponibilizará várias salas com ambientes diferenciados. O complexo também conta com sala de nebulização, banheiros adaptados e farmácia. Parte do recurso é de emenda parlamentar federal do deputado Fernando Marroni, com proposta cadastrada em 2013, no valor de R$ 408 mil. O restante foi pago com recursos de investimentos federais e recursos próprios do Município. Um apoio fundamental foi a conclusão do serviço realizado com mão de obra prisional - programa que integra o Pacto Pelotas pela Paz - e todos operários estavam presentes no cerimonial. Já a emenda impositiva do Legislativo, direcionada ao posto, não pôde ser aplicada agora na UBS, mas ficou como promessa do Executivo.

A viúva Dulce Bonow tentou discursar, e muito emocionada contou que ouviu de uma pessoa que não iria plantar um pé de laranja, pois não iria comer do fruto, referindo-se ao tempo de plantio e colheita. "Se eu plantar uma árvore e não poder colher o fruto, alguém vai colher. Isso que está acontecendo foi esforço do Jair e ele foi recompensado", disse ela em meio às lágrimas e encerrando a fala, sem antes agradecer ao casal Cleo e Marisa Mulling pela doação do terreno para a sede das novas instalações.

O presidente da Câmara de Vereadores, César Brisolara (PSB) referiu-se a Jair Bonow como um entendedor das "coisas da colônia" e que ele deixa um legado, com a conquista da Unidade de Saúde. Já o colega de bancada Michel Promove (PP) disse que os dois anos que esteve junto com Bonow, foi como se fosse 30 anos. "Eu aprendi muito sobre a colônia com ele. Estou muito feliz", garantiu o autor da proposta que dá o nome da UBS ao vereador. Quem deu uma pausa nas férias foi o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Edmar Barz, por se identificar muito com as causas rurais. Ele reconheceu todo o esforço de Bonow, relembrou como foi o início das tratativas para a construção de uma nova UBS, pois a que ficava na beira do asfalto não comportava mais a demanda e agradeceu todos os envolvidos, inclusive os enfermeiros da unidade.

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) lembrou das dificuldades em colocar em funcionamento essa unidade. Desde a emenda de Fernando Marroni, e ali representado pelo ex-vereador Milton Martins, até o início das obras em 2015 foram oito anos de imbróglio. "Três empresas acabaram desistindo do contrato. Algumas dificuldades são inerentes ao Poder Público. Nós não desistimos e a comunidade também, pois recebi muitas demandas", salientou. Para a chefe do Executivo, a homenagem a Jair Bonow é mais que merecida, pois dentro do Legislativo, onde sempre há diferenças e divergências, o vereador da Colônia era unanimidade.

Médico três vezes por semana
Com a quebra de protocolo, a filha Jaine Bonow pediu a palavra para agradecer a todos que se envolveram na obra, mas que o mais importante seria que o posto tivesse médico e dentista. Neste momento, a secretária de Saúde, Roberta Paganini, anunciou que está confirmada para a próxima semana a presença do clínico geral às segundas, quartas e sextas, além de garantir o atendimento odontológico. A notícia deixou Nelsa, a primeira a pedir receita, muito contente. "Tá tudo muito bonito. Ainda mais quando vamos ter médico e dentista. É um alento para a comunidade".


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas registra um óbito por Covid-19 nesta sexta Anterior

Pelotas registra um óbito por Covid-19 nesta sexta

Chuva traz alívio para a seca em Pelotas, mas não resolve o problema Próximo

Chuva traz alívio para a seca em Pelotas, mas não resolve o problema

Deixe seu comentário