Aprovados

UFPel divulga listão do Pave

Leitura da lista dos aprovados no Programa de Avaliação da Vida Escolar foi na manhã desta segunda-feira no Campus 2 da universidade

Paulo Rossi -

Atualizada às 17h34min para acréscimo de informações

Foi entre abraços, comemorações e lágrimas de emoção a leitura da lista de aprovados do Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Com o auditório Marielle Franco ocupado por familiares, estudantes e amigos, quando o nome de algum presente era anunciado, era seguido de aplausos e lágrimas de alegria pela conquista de uma vaga em uma universidade federal. A lista completa pode ser lida aqui.

Na lista estão 662 nomes aprovados. Ao todo, se inscreveram um total de 2.201 alunos, que concorreram a 1.007 vagas. Do número total de vagas, 858 eram direcionadas a cotistas e 149 para a ampla concorrência. De todos os 97 cursos de graduação oferecidos pela UFPel, 91 receberam inscrições através do Pave. As informações sobre as matrículas devem ser divulgadas ao longo desta segunda-feira no site http://wp.ufpel.edu.br/matriculaspave/.

As primeiras da família na universidade
Melhores amigas, Bruna Parada Lima, e Alexya Lhullier Garcia, ambas com 19 anos, tiveram um ano de concentração nos estudos. Bruna moradora do Cruzeiro e Alexya do Navegantes, as duas foram colegas de aula no curso técnico em agroindústria no Instituto Federal Campus Cavg. Sem condições de pagar curso preparatório e uma faculdade, o Pave se transformou num caminho possível para realizar o sonho das duas famílias e serem as primeiras a ingressarem numa universidade. Alexya para Direito e Bruna para Engenharia de Produção.

"Foram os três anos de muito estudo. Pra quem vem de baixo a gente sabe que é mais difícil. Estamos realizando um sonho nosso e de muitas pessoas", disse Alexya, sobre a conquista. Para Bruna, foi um presente de aniversário, comemorado hoje. "Foi difícil, mas aprendemos: o que a gente planta, colhe. Valeu o esforço", comemorou.

UFPel para todos
Na última fileira, mãe Gilsenira Rangel e a filha Luíza Rangel Moresco, 19 anos, ouviam atentas os nomes lidos pelo reitor Pedro Curi Hallal. O local escolhido, perto da porta, era estratégico para comemorar, caso o nome de Luíza fosse lido entre os aprovados. E foi. Luíza possui síndrome de Down e foi aprovada para o curso de Dança Licenciatura. "Gosto muito de dançar e de estudar, ler. Acho que vou gostar muito", disse ela, que era estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Areal. Orgulhosa, a mãe se emocionou com a conquista. "Ela vai ser a quarta estudante da universidade com síndrome de Down. Ela se esforçou muito para conseguir isso", declarou a mãe.

Formada na UFPel em Letras e hoje professora municipal, Maristela Cardoso da Rosa foi acompanhar o filho Áquila, de 17 anos. Às lágrimas, mãe e filho comemoraram abraçados. Moradores do Fragata, Áquila se formou no Colégio Municipal Pelotense. "É um sonho. Neste último ano intensifiquei ainda mais os estudos. Agora já ansioso para começar as aulas", brincou o jovem.

Pintada de Brasil
A diversidade dos ingressantes também foi destacada pelo reitor Pedro Curi Hallal. "Uma extrema felicidade a gente ver a universidade pública pintada com as cores da população brasileira. Tinha pessoa negra, branca, com deficiência, todos acessando a universidade pública que muitos anos atrás era só para a classe média alta, praticamente", exaltou. Dentro de sua gestão, o número de vagas para o Pave dobrou de 10% para 20% do total, além de aumentar o percentual de vagas direcionadas para estudantes de escolas públicas da região.

Matrícula provisória para escolas em greve
A UFPel informou, através do seu site oficial, que fará matrículas provisórias daqueles alunos aprovados no Sisu ou no Pave e que não concluíram o ano em função da greve do magistério estadual. Para a matrícula nestes casos, as escolas deverão emitir um atestado para comprovar que o estudante é um provável concluinte, a data de conclusão e o turno que o aluno frequenta, para não colidir com os horários das aulas da universidade. A confirmação da matrícula será até o final do primeiro semestre de 2020.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Uma nova unidade para o curso de RI Anterior

Uma nova unidade para o curso de RI

Próximo

Mercado das Pulgas vai para a praça

Deixe seu comentário