Educação
UFPel é a 13ª melhor universidade do país
Instituição está entre as principais do mundo. Furg e IFRS também integram ranking divulgado esta semana
Carlos Queiroz -
Prestes de completar 50 anos de história, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem mais um motivo para celebrar: está entre as melhores universidades do mundo. Pelo segundo ano consecutivo, a instituição aparece no ranking do Centro de Classificações Universitárias Mundiais 2019-2020 (CWUR). Na lista também estão a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
O CWUR classifica as principais instituições do hemisfério e divulga o único ranking que relaciona as instituições em fatores como qualidade de ensino, qualidade do corpo docente e produção de pesquisa, e não depende de pesquisas e submissão de dados universitários.
Na edição de 2018-2019, a UFPel ocupava a 16ª posição no ranking nacional. No de 2019-2020 subiu três colocações e ficou como a 13ª melhor universidade do Brasil. Já na classificação mundial, passou da posição 886 para a 858. Este ano, o CWUR ampliou a lista de mil para duas mil universidades. Dessas, 21 instituições brasileiras estão entre as mil melhores e outras 30 aparecem no seguimento da lista. Do Rio Grande do Sul, somente a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - 454° lugar mundial e 6° nacional - e a UFPel estão entre as mil.
Para o reitor, Pedro Hallal, a classificação é mais um reconhecimento ao excepcional trabalho desenvolvido pelos professores, técnicos-administrativos e estudantes da UFPel. Por estar instalada no interior do Estado, muitas vezes as expectativas não são as melhores quanto à qualidade, mas a UFPel mostra, através de classificações mundiais, que localização não é barreira para excelência. "Os rankings comprovam que a UFPel é uma das melhores do país", completou Hallal.
Outro ponto destacado pelo reitor é que em todas as avaliações a UFPel sempre tem superado posições. Nas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 13 programas de pós-graduação aumentaram a nota e, além disso, a Universidade teve o melhor resultado do país. "Isso mostra o quanto os trabalhos desenvolvidos na UFPel são de altíssima qualidade", frisou.
Para que a UFPel consiga manter as boas avaliações e a alta qualidade das pesquisas, os bloqueios orçamentários precisam ser revertidos. De acordo com Hallal, os cortes ameaçam a continuidade da UFPel e de todas as universidades federais brasileiras que ocupam boas colocações no ranking. "Para manter a pesquisa, precisamos pagar a conta de luz e manter os laboratórios funcionando", afirmou.
Para montar a classificação, o CWUR utiliza sete indicadores que avaliam a qualidade do ensino, o emprego de ex-alunos, a qualidade do corpo docente, a produção de pesquisa, as publicações de alta qualidade, a influência e as citações.
IFRS
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) também apareceu no ranking. A instituição, que possui campus em Rio Grande, ocupou a 35ª posição nacional e a 1.460ª mundial. Pela primeira vez um instituto federal está entre as duas mil instituições divulgadas pelo CWUR. O reitor, Júlio Heck, entende que o reconhecimento é justo e importante para os dez anos de história do IFRS. "É uma conquista de toda a comunidade", completou.
Heck acredita que a vinda da classificação em um momento tão delicado para a educação pública é ainda mais importante. "É a certificação que fazemos coisas importantes para a sociedade", ponderou.
Furg
A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) também integrou a lista. A instituição está na 1.702ª colocação na classificação mundial e na 43ª na nacional.
Confira as instituições brasileiras entre as mil melhores
1ª - Universidade de São Paulo (128ª no ranking mundial)
2ª - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (349ª no ranking mundial)
3ª - Universidade de Campinas (Unicamp) (353ª no ranking mundial)
4ª - Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) (444ª no ranking mundial)
5ª - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (452ª no ranking mundial)
6ª - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (454ª no ranking mundial)
7ª - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (544ª no ranking mundial)
8ª - Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) (631ª no ranking mundial)
9ª - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (662ª no ranking mundial)
10ª - Fundação Getúlio Vargas (FGV) (712ª no ranking mundial)
13ª - Universidade Federal de Pelotas (UFPel) (858ª no ranking mundial)
Outras instituições gaúchas no ranking
23ª - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (1.029ª no ranking mundial)
35ª - Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) (1.460ª no ranking mundial)
38ª - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (1.559ª no ranking mundial)
43ª - Universidade Federal do Rio Grande (Furg) (1.702ª no ranking mundial)
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário