Educação

UFPel inaugura a primeira brinquedoteca de Pelotas

Sala no curso de Pedagogia da universidade agora conta com espaço lúdico para atividades com crianças de quatro a oito anos

Divulgação -

O ato de brincar humaniza as crianças. Envolve trocas, compartilhamentos, sentimentos, imaginações, criações de mundos, vivência de momentos recreativos. Isso também é educar e faz parte do processo de aprendizado, acredita o coordenador da Brinquedoteca e professor da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Edson Ponick. E são com estas intenções, de unir o brincar com o aprender, que foi planejado todo o espaço, um lugar destinado às crianças dentro da universidade e inaugurado na manhã de quarta-feira (17). Carrinhos, caminhões, casinhas, livros de história, palco com fantasias, personagens de pelúcia, bonecas, entre outros objetos infantis dão o clima de como serão os dias na Brinquedoteca.

A abertura das portas foi simbólica. Em 2018, são completados 40 anos na formação de educadores pela FaE. O mês com Dia dos Professores e Dia da Criança uniu o caráter da proposta. "Queremos que este seja um espaço de encontros. Crianças e brinquedos. Estudantes e crianças. Professores e brinquedos. As crianças brincando educam a cidade", destacou o coordenador Ponick, durante a cerimônia. Relacionando com o momento político brasileiro, Ponick fez questão de destacar que a Brinquedoteca será um espaço com liberdade e democracia para brincar em busca de uma sociedade mais justa, criativa e solidária.

A Brinquedoteca está sendo arquitetada desde 2013 e é resultado de programas da época realizados pelo Ministério da Educação (MEC). Com o recurso, destinado à criação de laboratórios para formação de professores, foram adquiridos livros e brinquedos. A Pró-Reitoria de Infraestrutura também adaptou banheiros para as atividades com crianças. Dez bolsistas voluntários estão envolvidos com o projeto, que pretende receber escolas com agendamentos, a partir de novembro.

Neste aspecto, o reitor Pedro Curi Hallal também destacou que a proposta caminha no mesmo sentido do que acredita a atual gestão. "Estamos articulando um espaço para as mães universitárias, além de técnicos e docentes, para poderem continuar sua vida na universidade", manifestou. Esta é uma antiga reivindicação da comunidade acadêmica da UFPel.

Brincar é aprender
"Vamos invadir a universidade com a alegria", fala, em prosa poética, o diretor da FaE, Rogério Wurdig. A falta de espaços públicos destinados para crianças é cada vez mais sentida na cidade, opina. Na Brinquedoteca, a única regra é brincar. Na formação das crianças, é fundamental o incentivo a brincadeiras. A capacidade de viver entre a realidade e o imaginário, que vai se perdendo ao longo dos anos, é fundamental para a criatividade e confirma que brincadeiras também são um processo de aprendizado.

Entre as bolsistas do projeto, a importância se dá no campo da prática de atividades. Futuras professoras, as dez estudantes recebem, orientam e brincam junto com as crianças. Até agora, apenas a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Marechal Ignácio de Freitas Rolim, do Porto, visitou a sala. "É diferente de todas as outras salas da UFPel, que são destinadas a adultos", comenta a aluna Mariana Larrossa. Além de servir como práticas para as estudantes, as visitas serão objetos de pesquisas e observações de pesquisadores em Educação.

No próximo mês, a Brinquedoteca começará a receber turmas, com idades entre quatro e oito anos. Para as atividades, será necessário agendamento prévio (veja quadro). De segunda a sexta-feira, a sala estará aberta nos turnos da manhã e da tarde. O local também aceita doações de brinquedos e livros infantis, para diversificar ainda mais o acervo. Nas paredes, fotos ilustram a primeira visita no início do mês, e comprovam uma "invasão de alegria" na universidade.

Onde fica: Rua Alberto Rosa, 154 - Sala 104

Contatos: [email protected]

(53) 3284-5537

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Canadá legaliza maconha para uso recreativo Anterior

Canadá legaliza maconha para uso recreativo

CNT apresenta pesquisa de rodovias Próximo

CNT apresenta pesquisa de rodovias

Deixe seu comentário