Parmanência

UFPel quer diminuir índices de abandono na graduação

Estão sendo selecionados 20 estudantes de diferentes cursos para atuar no projeto

Infocenter -

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está preparando uma ação para enfrentar a evasão de estudantes em seus cursos. Recentemente, a universidade lançou um edital e quer selecionar estudantes de diferentes cursos para mapear os principais problemas, especificidades e causas, tanto para o abandono como para a retenção, mais evidenciados nos cursos de graduação. As atividades estão previstas para iniciar na próxima segunda-feira.

Estão sendo selecionados 20 estudantes de diferentes cursos para atuar no projeto. Os bolsistas irão auxiliar os diretores de unidades e coordenadores a conhecerem as realidades de cada unidade, relacionadas ao tema da retenção e abandono. A partir deste mapeamento, serão planejadas ações contra estes índices.

Possíveis ações
Algumas iniciativas já são adiantadas pela pró-reitora de Ensino (PRE), Maria de Fátima Cóssio. "Uma articulação entre as pró-reitorias de ensino e assistência estudantil para acompanhamento aos estudantes com dificuldade de aprendizagem", exemplifica. Outras podem ter a interlocução da PRE com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, a concessão de bolsas para projetos de cursos que visem a redução da evasão, estímulo a projetos de ensino. "De forma articulada entre os diferentes setores da instituição esperamos que os que ingressam na UFPel possam permanecer e avançar na sua formação", projeta.

Expansão e condições de permanência
"Atualmente oferecemos cinco mil vagas novas para cursos de graduação todos os anos", informa a pró-reitora. Atualmente, 90% das vagas são ocupadas a partir de seleções como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu/Enem), o Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave), além de processos seletivos voltados especificamente a quilombolas, indígenas, além de cursos de Ensino à Distância (EAD). O restante das vagas são preenchidas com editais para refugiados e imigrantes, portadores de diploma de curso superior, transferências, reopção de curso dentro da universidade, para completar todo o quadro disponível de acesso.

Junto da expansão e a democratização do acesso a instituições de ensino superior, confirma a pró-reitora, também houve aumento nos índices de evasão. Maria de Fátima cita os recentes avanços na oferta de cotas sociais, étnico-raciais e para pessoas com deficiência como principais fatores desta democratização do acesso. "Os estudantes ingressam, mas vários não conseguem permanecer. Em virtude disso, a UFPel resolveu criar o Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica".

A comissão
A comissão especial formada em conjunto com outras pró-reitorias vai estabelecer políticas para o programa a partir do mapeamento dos problemas, que deve começar na próxima semana. O programa foi aprovado pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cocepe) como estratégico à instituição. No momento, um grupo formado na UFPel também está levantando os dados de cada curso. "Os resultados servirão de base para a tomada de decisões no âmbito de cada curso e da administração central da UFPel. Mesmo sem os resultados da pesquisa, sabemos que o fenômeno existe", adianta a pró-reitora.

Para quem quer entrar na UFPel

- O Pave está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira, dia 15. (leia mais na página 7)

- Até o dia 19 de outubro também estão abertas as inscrições para ingressar no primeiro semestre de 2019 nos modos reopção, transferência, portador de diploma e transferência voluntária de outras instituições. São diversas vagas em praticamente todos os cursos da UFPel. Informações em: bit.ly/vagasufpel

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

IFSul faz pré-inscrição do Vestibular de Verão 2019 Anterior

IFSul faz pré-inscrição do Vestibular de Verão 2019

Prefeitura e Santa Casa se unem por mais recursos Próximo

Prefeitura e Santa Casa se unem por mais recursos

Deixe seu comentário