Oportunidade

Um aulão para todos

Dicas para as provas do Enem foram compartilhadas com a comunidade no largo Edmar Fetter

Carlos Queiroz -

Olhos e ouvidos atentos. Essas eram as características das centenas de candidatos que estavam reunidos na tarde desta quinta-feira (31), no largo Edmar Fetter, para ouvir dicas para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O evento, oferecido pelo Pacto Pelotas pela Paz em parceria com o curso pré-vestibular Anglo, teve o objetivo de preparar jovens e adultos para esse momento decisivo. Este é o primeiro domingo de avaliação, o próximo será no dia 10.

As principais áreas que serão abordadas na prova, como Linguagens, Redação, Matemática, Ciências da Natureza e Humanas, também foram debatidas no momento. Professores das diferentes disciplinas estiveram presentes e tiveram o desafio de tratar o exame de uma forma interdisciplinar. Além disso, informações de acesso aos locais de prova, documentação necessária e a forma como as notas serão calculadas também foram compartilhadas pela equipe.

Para o diretor do curso Anglo, Luis Fernando Gallo, a iniciativa democrática reforça o poder de transformação no mundo que a educação carrega. "Entendemos que só a educação muda", disse. Segundo ele, o aulão disponibilizou informações qualificadas que podem fazer a diferença na hora das provas.

A dupla de amigas, naturais de Canguçu, Camila e Bárbara, se deslocou da cidade vizinha especialmente para o aulão. Ambas prestarão o Enem pela primeira vez e carregam o sonho de ingressar na universidade em 2020. "Viemos para adquirir mais conhecimento e esclarecer as últimas dúvidas", ressaltaram.

O coordenador de projetos para a juventude do Pacto, Pablo Salomão, conta que a ação foi fruto de um aglomerado de agentes positivos. O principal ponto destacado por Salomão foi o acesso de diversos públicos ao evento. "Contamos com quem teve condições de pagar um pré-vestibular e com quem também não teve." Entre as 800 cadeiras disponibilizadas para a comunidade, 77 foram preenchidas por jovens que participam de projetos do Pacto. "Tenho certeza que conseguimos ajudar quem precisa", afirmou, orgulhoso.

Dicas
O professor Gallo fala que nas últimas 48 horas não é eficiente decorar fórmulas e realizar exercícios. O que pode ser uma boa alternativa para os candidatos é assistir a vídeos que compartilham dicas básicas para o desafio. Além disso, é importante cuidar do sono e da alimentação. "Não é aconselhável experimentar coisas novas", brincou.

Para garantir um bom resultado o candidato precisa manter o equilíbrio emocional. Por isso, as dicas sobre descanso, alimentação e descontração se tornam tão eficientes. Checar local de prova antecipadamente, verificar como funcionará o acesso até o lugar e levar caneta extra também foram apontados pelo docente.

Fique atento
Os portões dos locais de prova abrem às 12h e o fechamento é às 13h. As provas têm início às 13h30min e terminam às 19h. Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e um documento original com foto são obrigatórios.

Mudança de rota no Porto
A rua Gomes Carneiro, a partir da rua Silveira Calheca, estará interrompida para o trânsito de veículos, devido à grande movimentação em direção ao Campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O objetivo é que os candidatos caminhem até o local, evitando engarrafamentos.

Em decorrência do fechamento, os ônibus que atendem a região terão mudança no itinerário. O transporte coletivo seguirá pela rua 3 de Maio, normalmente, mas fará o embarque e desembarque no encontro com a Silveira Calheca. Sem a alteração, a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) argumenta que os ônibus não conseguiriam chegar ao Anglo por causa da grande concentração de carros.

A prefeitura alerta que os horários dos ônibus não serão alterados, vão circular com horário de domingo. Haverá também três horários extras saindo da Cohabpel em direção ao Anglo, às 11h, 11h40min e 12h20min.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Para Rodrigo Maia, reforma tributária é que vai gerar crescimento Anterior

Para Rodrigo Maia, reforma tributária é que vai gerar crescimento

Prefeitura intensifica recuperação de ruas Próximo

Prefeitura intensifica recuperação de ruas

Deixe seu comentário