Reparos
Prefeitura intensifica recuperação de ruas
Depois da chuva, Poder Público acelera trabalhos em pontos atingidos, nas zonas urbana e rural
Nesta semana, Pelotas viveu situação atípica. Chuva, descargas elétricas e ventos acima das previsões desencadearam alguns transtornos na cidade e na Colônia, que agora começam a ser resolvidos ou eliminados. Nesta quinta-feira (31), com a estabilidade do tempo, a Defesa Civil, o Sanep e secretarias intensificaram ações para restabelecer totalmente a normalidade.
As três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que tiveram o funcionamento prejudicado por falta de energia elétrica ou dificuldades de acesso (Dunas, Navegantes e Laranjal), retornaram ao atendimento normal nesta quinta. O mesmo ocorreu com as escolas da Zona Rural Waldemar Denzer, no 4º distrito, Triunfo, e Bruno Chaves, Passo da Micaela, 9º distrito, Monte Bonito, além das urbanas, no Balneário dos Prazeres: Oswald de Andrade e Luiz Augusto Assumpção.
Na cidade, três famílias demandaram lonas à Defesa Civil na quarta-feira para cobrir suas moradias. De lá para cá não houve mais solicitação de ajuda ou chamado emergencial.
Sistema de drenagem
A principal ação da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) é a desobstrução do sistema de drenagem. No cronograma de quinta, as equipes se concentraram no loteamento Santos Dumont, no Getúlio Vargas, no Sítio Floresta, no 22 de Maio, na Vila Governaço, no Navegantes, na Balsa e no Laranjal (São Conrado e avenidas Bahia e Ceará). No Jardim de Alah, na rua Carlos Bohns, as intervenções foram intensificadas.
Conforme o Sanep, todas as Estações de Tratamento de Água (ETAs) estão funcionando normalmente. No canal Santa Bárbara, nas imediações do Terminal Rodoviário, funcionários e retroescavadeira trabalham na limpeza, retirando excesso de vegetação e lixo acumulado no leito, para otimizar a vazão das águas. As casas de bombas têm plantões durante 24 horas, com a meta de monitorar o bom funcionamento e recolher o lixo conduzido às grades, pelos canais de macrodrenagem, a fim de evitar danos à parte mecânica.
Ações na Zona Rural
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) deu início imediato a ações isoladas em pontos críticos de estradas que tiveram de ser interrompidas. A colocação de material firme (cascalho) em alguns trechos e a limpeza das laterais já começaram. Além disso, há o trabalho de sinalização.
As pontes dos Primos, Bedhum e Pimenta, no 4º distrito, Triunfo, seguem interrompidas. No 7º distrito, Quilombo, foi interditada a Estrada do Andrade e bloqueada a ponte Santa Maria, na Vila Nova. Para solução, as administrações distritais iniciam a colocação de aterro onde a água já escoou.
Reparos em pavimentos
A Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop) priorizou, na operação tapa-buracos, as pistas de maior movimento e que são itinerários do transporte coletivo.
Canguçu decreta emergência
O prefeito de Canguçu, Vinícius Pegoraro (MDB), decretou nesta quinta, no começo da tarde, situação de emergência. Em nota publicada pelo Blog Evaldo Gomes, o gestor diz: "Os relatos de danos causados pela intensa chuva dos últimos dias têm chegado até mim com grande intensidade. São pontes, estradas, casas e plantações que sofreram com as últimas chuvas. As equipes da prefeitura já percorrem o município para fazer o levantamento de todas as situações. Já decretamos situação de emergência, estamos em contatos com representantes estaduais e federais no sentido de buscar auxílio para o enfrentamento destas dificuldades. Sempre trabalhamos buscando a unidade, a parceria e o somatório de forças. E neste momento de dificuldade é que mais precisamos, com a união de esforços vamos avançar na recuperação dos danos causados." Conforme o último boletim da Defesa Civil, 300 pessoas foram afetadas na cidade. Casas foram parcialmente destelhadas por ação do vento e do granizo, e três escolas atingidas por destelhamento (sem condições de aulas). Devido às condições das estradas na área rural, estão suspensas as aulas. Há ponte caída no 5º distrito de Canguçu que liga a São Lourenço e 11 pontilhões danificados.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário