Boa ação

Um convite para mães e filhos se tornarem doadores de sangue

Hemocentro lança a campanha Sinônimo de Mãe é doação e convida a comunidade a prestar uma homenagem através do ato de doar

Divulgação -

Uma campanha especial, batizada de Sinônimo de Mãe é doação!, procura incentivar mães e filhos a se tornarem doares de sangue. Até o dia 13, os doadores poderão tirar uma foto, no momento da coleta, com uma plaquinha em que declaram seu amor pelas mães. A assistente social do Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), Márcia Lages, explica que a ação é uma forma de conscientização para a importância da doação e tem o objetivo de homenagear todas as mães que se doam, dia após dia.

“Queremos incentivar a doação das mulheres e de seus filhos, e sensibilizar novos candidatos ao ato. Os filhos homenagearão suas mães, ao mesmo tempo que podem salvar até quatro vidas”, afirma. Com essa iniciativa, a equipe do Hemopel pretende recuperar o estoque de sangue, que está em um nível abaixo do considerado seguro.

Posso doar?
Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com pessoas com suspeitas ou confirmação de Covid-19, podem doar. Quem teve a doença pode doar dez dias após ser considerado curado. Após as vacinas é necessário esperar alguns dias. Nos casos da vacina da gripe e da CoronaVac, é possível doar depois de dois dias. Para as demais vacinas contra a Covid-19, são necessários sete dias de intervalo.

As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o Hemopel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e evitar fumar uma hora antes. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.

Carona
O Hemocentro oferece carona para grupos que tiverem dificuldade de chegar ao local. Para quem mora em Pelotas, o transporte está disponível para grupos de seis a 11 pessoas. Para municípios vizinhos, a carona pode ser agendada para grupos de 11 pessoas. Grupos, independentemente da carona, podem ser agendados previamente, por telefone, para que a equipe se prepare e o tempo de espera não seja grande.

Vá até o Hemopel!
> O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense.
> O atendimento para doações é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min.
> O telefone para informações e agendamentos é o (53) 3222-3002, ou pelo WhatsApp (53) 98156-1209.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Seleção de beneficiários para o Feaper vai  até 20 de maio Anterior

Seleção de beneficiários para o Feaper vai até 20 de maio

Próximo

Prefeitura define diretrizes para carnaval na rua

Deixe seu comentário