Outubro Rosa

Um dia de conscientização e aproximação do público

Varal da Vida, ação institucional promovida pelo Diário Popular, contou com o apoio da Liga Feminina de Combate ao Câncer para espalhar informações sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de mama

Paulo Rossi -

A tarde de hoje foi de conscientização na praça Coronel Pedro Osório. O Diário Popular buscou uma forma de divulgar o Outubro Rosa, mês dedicado a disseminar informações sobre a prevenção do câncer de mama, ovário e colo do útero, e, ainda, se aproximar da população. Assim nasceu o Varal da Vida, ação institucional promovida em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer. O objetivo é chamar atenção das mulheres e lembrá-las da necessidade do diagnóstico precoce. O lembrete escolhido foi uma fita rosa, amarrada no pulso de cada uma.

Um varal foi estendido em uma das entradas diagonais da praça, na rua Marechal Floriano com 15 de Novembro. Nele, 250 fitas cor de rosa estavam dispostas. Duas voluntárias do DP estavam presentes, abordando mulheres que por lá passavam e aplicando um breve questionário, anotando os nomes e telefones de cada uma. Durante uma hora, aproximadamente 140 mulheres, de 19 a 81 anos, foram abordadas. Foi perguntado a elas qual a última vez que passaram por exames. Através do diálogo, foi descoberto um número surpreendente: cerca de 40 nunca haviam realizado um pré-câncer, por diversos motivos.

Eliana Fernandes, presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, esteve presente na ação. Ela explicou que a ideia de recolher esses dados é entender quantas mulheres realizam consultas - e se realizam. Os números evidenciaram a necessidade de dar um norte para a população feminina, dando "condições para que elas saibam como se cuidar". Além disso, o evento também serviu para dar visibilidade à instituição, que há mais de uma década trabalha em Pelotas dando assistência às mulheres, realizando exames de mama e do aparelho reprodutor.

A Liga, porém, precisa de ajuda para continuar realizando o serviço e promovendo ações como esta. Com apenas uma médica atuando de forma voluntária, mais profissionais da área da saúde são necessários. Quem tiver o interesse de se voluntariar, pode entrar em contato pelo telefone (53) 3222 1888. Doações também podem ser feitas no local, que funciona na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1300, das 8h às 12h.

Quem passou por lá
Marta Dourado dos Santos teve a fita rosa amarrada no pulso. Ela ressaltou a importância da ação criada pelo DP e pela Liga, principalmente para alertar os idosos; citou sua mãe, de 71 anos, que ficou relutante quanto à realização dos exames quando o mês de outubro chegou. Marta ainda sugeriu a promoção de mutirões semelhantes nos bairros mais pobres da cidade, para que todas as mulheres sejam alcançadas.

A dupla de amigas Cleni Duarte e Marlene Cardoso afirmaram, contentes, que já foram ao médico e está tudo bem com a saúde das duas. O Varal da Vida, segundo elas, foi "maravilhoso". Por se tratar de um assunto tão delicado, se faz necessária a existência de "gente que dê atenção", avaliaram.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inspetor de tráfego salva bebê de seis meses Anterior

Inspetor de tráfego salva bebê de seis meses

Demonstando a importância da pesquisa para o público Próximo

Demonstando a importância da pesquisa para o público

Deixe seu comentário