Aprendizado

Um dia para vivenciar como é ser bombeiro

Celebrando data destinada à profissão no próximo domingo, representantes da comunidade foram convidados a realizar atividades

Foto: Jô Folha - DP - Iniciativa serviu para aproximar a comunidade das vivências da profissão

Quase toda criança já sonhou em ser bombeiro. E nesta quinta-feira (29), dez homens e mulheres tiveram a oportunidade de vivenciar esta experiência em Pelotas. Em celebração ao Dia do Bombeiro, comemorado no próximo domingo, o Corpo de Bombeiros Militares (CBM) da cidade convidou representantes de órgãos públicos e da sociedade civil a conhecer um pouco mais da rotina da profissão, que vai muito além de apagar incêndios. As atividades envolveram também salvamento veicular, aquático e em altura, entre outros pontos.

Coordenador da ação, o tenente Gilberto Alves da Silva Jr. disse que a iniciativa serve para aproximar a comunidade das vivências da profissão. "Muitas vezes as pessoas desconhecem o que é nossa atividade, e quando se fala em bombeiro se fala em combate a incêndio. A ideia é aproximar da comunidade para eles verem que é muito mais amplo que isso", ressalta. Com representantes de diversos segmentos da sociedade, a ideia é difundir o aprendizado.

O objetivo da atividade foi passar um panorama de como montar estruturas, equipamentos e realizar ações como aprendizado de resgate, combate a incêndio, manobra de recuperação cardiorrespiratória e de engasgamento. O DP acompanhou uma atividade de salvamento com rapel e tirolesa, que em teoria é feito situações como ameaça de suicídio, ou pessoas presas em algum pavimento ou em andaimes, entre outras. Os participantes desceram o prédio Praça XV, no centro da cidade, sob olhares de transeuntes curiosos que, das calçadas da Praça Coronel Pedro Osório, olhavam para a movimentação no prédio.

Descida
A influenciadora digital Jucimara Pedra diz que foram atividades desafiadoras, especialmente envolvendo altura. "É confiar no trabalho deles, saber que está bem segura ali e se jogar", descreve, falando sobre o rapel. Ela aponta, ainda, que aprender a rotina e as técnicas foi interessante para entender um pouco mais sobre a atividade dos militares. Sobre a maior lição, é direta: aprendeu sobre coragem.

Já Cássio Ferrari, técnico de esportes e lazer do Sesc, é pai de um bombeiro que atua em Porto Alegre e destaca que a atividade foi extremamente importante para mostrar às pessoas o serviço de utilidade pública. "É uma experiência única na nossa vida. É uma honra participar de uma atividade dessas. A lição que a gente leva é perceber a importância do trabalho dos bombeiros no dia a dia", declara. Para ele, a grande carga de informações recebidas acaba sendo uma lição de vida.

Estrutura
Pelotas comporta, além do Pelotão Operacional, uma Companhia Especial. Atualmente, são 80 militares, sendo 56 operacionais e o restante de efetivo administrativo. São três quartéis: um central, um no Fragata e um nas Três Vendas, cada um com uma viatura e um veículo de resgate. Além de Pelotas, são outros sete Municípios atendidos, inclusive Canguçu, que em breve passará a contar com unidade própria. Por isso, contou com representante na atividade.
Já os atendimentos variam conforme a estação. Atualmente, os incêndios aumentam devido ao quantitativo de uso de lareiras, fogão à lenha e velas. "Isso ocasiona um número maior de ocorrências", aponta o tenente. Já no verão, são incêndios florestais e ataques de animais e insetos, como abelhas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Incentivo aquece mercado de veículos em Pelotas Anterior

Incentivo aquece mercado de veículos em Pelotas

Julgamento sobre Lei da Pesca deve terminar nesta sexta Próximo

Julgamento sobre Lei da Pesca deve terminar nesta sexta

Deixe seu comentário