Obras

Um mês após início, duplicação da Cidade de Lisboa está paralisada

Pavimentação começou em abril após três anos de atraso; apenas 20% da obra foi executada até agora

Foto: Carlos Queiroz - DP - Prefeitura diz que não há previsão para retomar as obras

Com três anos de atraso, a aguardada duplicação da avenida Cidade de Lisboa, no Fragata, mal começou e já frustrou a comunidade. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada no fim de março e, em abril, o serviço finalmente começou a sair do papel. No entanto, após executar 20% do trabalho previsto, a obra foi paralisada e, agora, é motivo de transtorno para moradores da região e, também, para quem passa pelo local.

Quem tem negócios na avenida, como o aposentado Pedro Arnaldo Silveira, 76, lamenta a situação. Em frente ao estabelecimento de Silveira, a obra que não anda deixou para trás um buraco da largura da via que será pavimentada. Para acessar o estabelecimento e outras residências vizinhas é necessário contornar o espaço onde a obra deveria estar ocorrendo. “Não sei quanto tempo vai ficar trancado. Está horrível isso aqui, acho que eles não podiam deixar assim desse jeito. Agora, se vem uma chuvarada aí, imagina como vai ficar”, comenta.

Há cerca de 40 anos residindo na região, Nildo Morales, 75, conta que a obra seria um grande avanço para o local, mas que, depois de tantas reviravoltas, é difícil acreditar na concretização do projeto. “Nem faz dois meses que começou, já parou. E agora, quando vai resolver? Ia ficar bom, mas para isso tem que terminar”, observa. Para o autônomo Clóvis Ugoski, 61, que mora na avenida há cerca de 20 anos, o sentimento é o mesmo. “Faz dias que eles não aparecem aí, foram embora mesmo. Essa obra é uma promessa de anos, agora não sei quando vão terminar. A gente já procurou [as autoridades] várias vezes, mas não temos retorno nenhum”, lamenta.

Através da assessoria de imprensa, a Prefeitura confirmou a paralisação da obra alegando a necessidade de adaptação das redes de drenagem de esgoto. O texto afirmou que ainda não é possível definir prazos com relação à retomada dos trabalhos.

Relembre
A duplicação da avenida Cidade de Lisboa, uma das vias de acesso à zona urbana de Pelotas pelo Fragata através da BR-116, é uma promessa antiga. O projeto foi viabilizado através de parceria entre a Prefeitura, o governo do Estado e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). A entrega era prevista, inicialmente, para o ano de 2020. No entanto, as intervenções começaram apenas este ano. O principal motivo do atraso foram impasses no processo de licitação do serviço.

Em 8 de fevereiro, finalmente foi fechado o contrato do Município com a CH da Costa Pavimentação Ltda., empresa vencedora do último edital de seleção. A emissão da ordem de serviço foi dada no fim de março com a previsão de que ainda em 2023 a obra seja concluída e entregue à população. A duplicação da avenida é um investimento de R$ 3,2 milhões e deve compreender a pavimentação de toda a segunda pista da via, entre a BR-116 e a avenida Duque de Caxias, totalizando uma extensão de 1,3 quilômetro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto busca tornar o estuário da Lagoa dos Patos em geoparque Anterior

Projeto busca tornar o estuário da Lagoa dos Patos em geoparque

Recursos amenizam situação em escolas estaduais em Pelotas Próximo

Recursos amenizam situação em escolas estaduais em Pelotas

Deixe seu comentário